Distinta Companhia estreia no teatro com a peça “Projeto Herbert Daniel”

O espetáculo fica em cartaz até 17 de dezembro no Teatro Novelas Curitibanas

A partir da próxima quinta-feira (16), chega ao palco do Teatro Novelas Curitibanas a peça “Projeto Herbert Daniel”, primeira montagem da Distinta Companhia. A temporada segue em cartaz até dia 17 de dezembro, com apresentações de quinta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 19h. Os ingressos são gratuitos.

O espetáculo tem dramaturgia de Vinicius Medeiros, que também está em cena, e direção de Sueli Araujo. No elenco, além de Medeiros, estão os artistas Andrê Francisconi, Constancia Màtos, Vinícius Précoma e Vini Sant, que compartilham suas indignações em uma relação direta com o público, durante um encontro onde também estão presentes música, dança e festa. 

Herbert Daniel, guerrilheiro e militante gay

Em cena, o que se vê é grupo de pessoas se reúne para revisitar o passado do Brasil a partir da ditadura militar. Eles instauram uma Comissão da Verdade e da Justiça como tentativa de buscar uma reparação desse momento da história do país.

Uma personalidade serve como guia para esses olhares que discutem o que aconteceu e também o que é preciso fazer agora. Essa figura é Herbert Daniel (1946-1992), militante gay que enfrentou a ditadura militar brasileira e lutou pelos direitos de pessoas doentes de aids, no começo da epidemia de HIV no Brasil. Ele é o motor propulsor de toda a criação da peça de teatro.

Conversando sobre HIV e oficina

O projeto ainda oferece no dia 1º de dezembro, às 19h, no Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge, uma ação de interlocução com a médica infectologista Vanessa Strelow, intitulada: Conversando sobre HIV. E, nos dias 9 e 10 de dezembro, na Casa Quatro Ventos, das 14h às 18h30, a oficina: “Linguagens da travessia – um olhar sobre as dramaturgias dissidentes”, com Ronaldo Serruya.

Leia também: “Alma” vence o Lady Filmmakers Festival e estreia em Curitiba

Peça de Teatro “Projeto Herbert Daniel”

Temporada de 16 de novembro a 17 de dezembro, sempre de quinta-feira a domingo. O horário das sessões de quinta a sábado é às 20h, aos domingos, às 19h, no Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge (Rua Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco). Os ingressos são gratuitos e distribuídos a partir de 1h antes do início do espetáculo, na bilheteria do teatro. *Todos os sábados, as apresentações contam com tradução em LIBRAS.

Conversando sobre HIV, com Vanessa Strelow. Dia 1º de dezembro, às 19h, no Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge (Rua Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco). Entrada franca, com retirada de ingresso 1h antes do encontro, na bilheteria do teatro

Oficina “Linguagens da travessia – um olhar sobre as dramaturgias dissidentes”, com Ronaldo Serruya. Nos dias 9 e 10 de dezembro, das 14h às 18h30, na Casa Quatro Ventos (Rua da Paz, 51). Entrada franca, as inscrições devem ser solicitadas aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima