fbpx
14 nov 2023 - 14h43

Distinta Companhia estreia no teatro com a peça “Projeto Herbert Daniel”

O espetáculo fica em cartaz até 17 de dezembro no Teatro Novelas Curitibanas

A partir da próxima quinta-feira (16), chega ao palco do Teatro Novelas Curitibanas a peça “Projeto Herbert Daniel”, primeira montagem da Distinta Companhia. A temporada segue em cartaz até dia 17 de dezembro, com apresentações de quinta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 19h. Os ingressos são gratuitos.

O espetáculo tem dramaturgia de Vinicius Medeiros, que também está em cena, e direção de Sueli Araujo. No elenco, além de Medeiros, estão os artistas Andrê Francisconi, Constancia Màtos, Vinícius Précoma e Vini Sant, que compartilham suas indignações em uma relação direta com o público, durante um encontro onde também estão presentes música, dança e festa. 

Herbert Daniel, guerrilheiro e militante gay

Em cena, o que se vê é grupo de pessoas se reúne para revisitar o passado do Brasil a partir da ditadura militar. Eles instauram uma Comissão da Verdade e da Justiça como tentativa de buscar uma reparação desse momento da história do país.

Uma personalidade serve como guia para esses olhares que discutem o que aconteceu e também o que é preciso fazer agora. Essa figura é Herbert Daniel (1946-1992), militante gay que enfrentou a ditadura militar brasileira e lutou pelos direitos de pessoas doentes de aids, no começo da epidemia de HIV no Brasil. Ele é o motor propulsor de toda a criação da peça de teatro.

Conversando sobre HIV e oficina

O projeto ainda oferece no dia 1º de dezembro, às 19h, no Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge, uma ação de interlocução com a médica infectologista Vanessa Strelow, intitulada: Conversando sobre HIV. E, nos dias 9 e 10 de dezembro, na Casa Quatro Ventos, das 14h às 18h30, a oficina: “Linguagens da travessia – um olhar sobre as dramaturgias dissidentes”, com Ronaldo Serruya.

Leia também: “Alma” vence o Lady Filmmakers Festival e estreia em Curitiba

Peça de Teatro “Projeto Herbert Daniel”

Temporada de 16 de novembro a 17 de dezembro, sempre de quinta-feira a domingo. O horário das sessões de quinta a sábado é às 20h, aos domingos, às 19h, no Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge (Rua Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco). Os ingressos são gratuitos e distribuídos a partir de 1h antes do início do espetáculo, na bilheteria do teatro. *Todos os sábados, as apresentações contam com tradução em LIBRAS.

Conversando sobre HIV, com Vanessa Strelow. Dia 1º de dezembro, às 19h, no Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge (Rua Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco). Entrada franca, com retirada de ingresso 1h antes do encontro, na bilheteria do teatro

Oficina “Linguagens da travessia – um olhar sobre as dramaturgias dissidentes”, com Ronaldo Serruya. Nos dias 9 e 10 de dezembro, das 14h às 18h30, na Casa Quatro Ventos (Rua da Paz, 51). Entrada franca, as inscrições devem ser solicitadas aqui.

Participe do grupo de WhatsApp do Plural. Clique aqui.

Que tal fazer um Pix para o Plural? Se cada pessoa que lê o nosso conteúdo doasse R$ 1 por mês, a estrutura do jornal poderia dobrar de tamanho. Porém, ainda somos uma equipe pequena que lida com várias limitações. A nossa chave Pix é o e-mail [email protected]. Obrigado!

Deixe um comentário

Últimas Notícias