Companhia Alegria, do Colégio Estadual do Paraná, encena “As Bruxas de Salém”

Trupe formada por alunos do curso Técnico em Teatro adapta clássico da dramaturgia americana escrito por Arthur Miller, com sessões gratuitas

A Companhia Alegria, formada por alunos do curso Técnico em Teatro (do qual faço parte), retorna aos palcos para uma temporada de cinco apresentações da peça “As Bruxas de Salém”, no Teatro Zé Maria. A estreia será na próxima terça-feira (27), no Teatro José Maria Santos, com ingressos gratuitos, distribuídos uma hora antes da apresentação.

A peça, escrita em 1953 pelo dramaturgo norte-americano Arthur Miller (1915–2005), narra os eventos históricos que ficaram conhecidos como o Julgamento das Bruxas de Salém, ocorrido em Massachusetts, em 1692.

Companhia Alegria

Temas como extremismo religioso, manipulação, falsas acusações e erros judiciários fazem parte da narrativa do espetáculo produzido pelos estudantes. A história acontece em um momento em que os Estados Unidos ainda eram uma colônia inglesa. Entre 1692 e 1693, mais de 200 pessoas foram acusadas de bruxaria e muitas foram condenadas ao enforcamento. O texto traz histórias de personagens reais que foram vítimas da perseguição ocorrida em Salém, como John Proctor, Rebecca Nurse e Giles Corey.

Contudo, Miller utiliza o tema Caça às Bruxas como uma metáfora para criticar o Macarthismo, período de intensa perseguição anticomunista nos Estados Unidos durante a década de 1950. Personagens como Reverendo Parris, Abigail Williams e Ana Putnam podem ser entendidos como a personificação do movimento que afetou o próprio autor da peça. Miller chegou a ser convocado a testemunhar no Comitê de Atividades Antiamericanas do Congresso dos EUA e se recusou a entregar colegas do meio artístico que tinham supostas ligações comunistas.

Como forma estética, a diretora Tina de Souza optou por seguir referências do Teatro Pobre, conceito definido pelo diretor Jerzy Grotowski no final da década de 1950. A intenção é eliminar qualquer item que não esteja ajudando o ator a contar a história.

“As Bruxas de Salém” 

Peça teatral da Companhia Alegria. Dia 27 de junho, às 20 horas; dias 28 e 29 de junho, às 19h e 20h40. Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco). Os ingressos são gratuitos e ser˜zao distribuídos uma hora antes do espetáculo.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima