Como são escolhidos os filmes do Cine Passeio?

O cineasta Marcos Jorge e o crítico Marden Machado se misturam ao público para saber o que faz sucesso no Cine Passeio

“Cinema é, para mim, a vida concentrada. Tanto pra quem faz, quanto pra quem curte. Você entra ali e, em duas horas, vive uma vida inteira”, diz Marcos Jorge, cineasta curitibano do premiado “Estômago” (2007). Na curadoria do Cine Passeio, Jorge faz dupla com o crítico e jornalista Marden Machado. “Cinema é algo que me estimula, que me ensina, me entretém, que torna a vida mais suportável neste planeta… que me acalenta. É quase tudo”, diz Machado.

O projeto

Jorge e Machado, amigos de longa data, trabalham no projeto do Cine Passeio desde 2017 – mais de um ano antes do cinema ser inaugurado de fato na esquina da rua Riachuelo com a Presidente Carlos Cavalcanti, no dia 27 de março deste ano.

A primeira conversa entre os dois aconteceu num café, numa tarde de sábado. “Precisávamos pensar em um projeto curatorial. O que seria esse espaço, como ele se comportaria, qual a finalidade dele, como iríamos atrás dos objetivos estabelecidos”, explica Marcos.

Os critérios

Apesar dos perfis e das formas diferentes de vivência do cinema – um crítico, outro diretor – não foi complicado chegar a um bom acordo. “Definimos alguns critérios como base de tudo”, narra Marden. Entre eles, o de sempre ter na programação pelo menos um filme brasileiro.

O alinhamento resultou no formato de exibição atual do Cine Passeio, denominado “horizontal”: quando há um filme diferente por sessão e não várias sessões de um mesmo filme.

A escolha por esse tipo de sistema se dá por causa da estrutura enxuta do cinema de rua, e também porque há uma oferta grande de títulos. “Percebemos que havia uma quantidade considerável de filmes que não haviam sido exibidos em Curitiba, que estavam parados”, diz Marden.

O perfil, a princípio, não agradou muito as distribuidoras grandes e médias, que relutaram em embarcar no projeto. Hoje, o único cinema de rua de Curitiba já trabalha com todas as distribuidoras do país.

Hoje, o Cine Passeio é o único cinema de rua da cidade. Foto: Cido Marques/FCC

Comerciais e artísticas

Há, ainda, um segundo ponto importante de concordância para que o filme entre na programação: os dois devem ver qualidades no filme que fará parte da programação. “Podemos até não gostar da obra, mas reconhecemos a qualidade”, explica Jorge.

O cineasta caracteriza a programação como “de rua”: equilibrando exibições comerciais com artísticas. Entre os objetivos dos curadores está em primeiro lugar a formação de público e, depois, a transformação de Curitiba em uma vitrine do cinema de qualidade. A ideia é aumentar a oferta de filmes em exibição. “A nossa proposta não é ganhar dinheiro, nem fazer concorrência para os outros cinemas de Curitiba”, diz Jorge.

Na conversa

No dia a dia, o trabalho funciona da mesma forma: no domingo, eles fazem uma análise dos filmes em cartaz. Conversam e decidem quais ficam e quais saem. Na segunda-feira, a tarefa é negociar com as distribuidoras. Na terça de manhã, o Cine Passeio já tem a programação que estreia na quinta-feira.

O processo todo envolve um critério frio, uma nota média de base, mas também uma avaliação mais intuitiva. “Quando a gente sente que o filme tem potencial para crescer, a gente mantém”, diz Machado.

Hábitos

A trabalho de curadoria também implica em hábitos um pouco particulares de cada um. Machado, por exemplo, costuma passar os fins de semana entre o público, camuflado, ouvindo aos comentários dos espectadores. O crítico lembra, com orgulho, quando entreouviu a conversa de um casal – elogiaram a estrutura, a beleza arquitetônica, mas o rapaz ressaltou justamente a programação.

Jorge, que reside em São Paulo e vem uma vez por mês a Curitiba, adquiriu o hábito de passar no Cine Passeio sempre que está na cidade. “Chego de manhã, à tarde vou ver os filmes, converso com a gerência, com os funcionários… Quando vejo, já é meia-noite e sou o último lá dentro”, diz.

Cine Passeio

O Cine Passeio fica na Rua Riachuelo, 410, em Curitiba. O telefone é 3323-1979. Para saber os filmes em cartaz e os horários das sessões, confira na web.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima