Após ataques racistas, fãs defendem “elfo negro” em série do Senhor dos Anéis

Trailer da série "Os Anéis do Poder" causou comentários racistas na Internet

A imagem de um elfo interpretado por um ator negro no trailer da nova série da Amazon Prime sobre o universo de “O Senhor dos Anéis” causou uma enxurrada da comentários na Internet considerados racistas pelos especialistas na obra de J.R.R. Tolkien. No Brasil, assim como em outros países, estão sendo feitos abaixo-assinados em apoio á decisão da série de usar atores negros em papéis antes feitos exclusivamente por brancos.

O trailer da série “Os Anéis do Poder” estreou neste fim de semana nos Estados Unidos. A série pretende retratar acontecimentos anteriores àqueles que são vistos na trilogia de livros de Tolkien e na versão para cinema. A série tem previsão de estreia para 2 de setembro deste ano e é considerada um grande evento para os fãs de fantasia.

Na nota de repúdio aos comentários racistas, as comunidades especializadas dizem que a obra de Tolkien sempre “transmitem mensagens de amizade, companheirismo, fidelidade, amor ao próximo, compaixão, inclusive a união entre povos diversos em prol de um bem comum” e não são compatíveis com discriminações raciais ou de outro tipo. Leia a íntegra da nota.

NOTA DE REPÚDIO

Registramos o nosso repúdio aos posicionamentos preconceituosos, sobretudo em relação à cor de pele de alguns atores do elenco da série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, do Prime Vídeo. Muitos desses comentários, publicados em diversas redes sociais, não constituem simples liberdade de expressão ou posicionamento crítico. Em vez disso, são discursos meramente passionais, carregados de visões subjetivas e preconceituosas, destinadas aos atores e às atrizes.

As características físicas, étnicas, sociais e de gênero não prejudicam a fidedignidade de uma adaptação.As obras de Tolkien transmitem mensagens de amizade, companheirismo, fidelidade, amor ao próximo, compaixão, inclusive a união entre povos diversos em prol de um bem comum. Lamentamos falta de sensibilidade necessária para compreender e respeitar tais valores e mensagens tão bem transmitidos pelo Professor.

Nós, enquanto Leitores, Colecionadores, Produtores de conteúdo, Membros de Tocas, Artistas, Escritores, Tradutores e admiradores do trabalho de J.R.R. Tolkien repudiamos quaisquer ideologias que, de maneira racista e preconceituosa, retratam negativamente grupos sociais, sejam eles quais forem.Esta ação conjunta é um ato de consciência!

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima