Goethe-Institut retoma aulas presenciais

Retorno é gradual conforme o cenário da pandemia na cidade, mas aulas online permanecerão como uma alternativa para os alunos

Nos últimos dois anos, as instituições de educação precisaram se reinventar com o ensino a distância. Com o avanço da vacinação, aos poucos os alunos voltam às salas de aula. No Goethe-Institut Curitiba, esse retorno acontece gradativamente, conforme é observado a evolução do cenário da pandemia na capital.

“Para os Cursos Superintensivos de fevereiro, temos uma única turma presencial, com sete alunos. Todas as demais turmas acontecem no formato online-live”, revela Claudia Römmelt, gerente do Goethe-Institut Curitiba. “Decidimos pela turma presencial porque acreditamos que a possibilidade do contato direto entre docente e discente ainda é a melhor forma de promover um aprendizado. Mas, as aulas online-live ocorrem no mesmo ritmo da aula presencial”, explica.

Conheça mais sobre a cultura alemã aqui

Em março, o formato presencial será oferecido para o Curso Extensivo, que também terá uma turma Online Live. Durante o mês, ainda iniciam aulas do Intensivo Online Live, do Semipresencial Online, do Curso para Jovens e da turma de Conversação.

As matrículas estão abertas e têm desconto promocional até o dia 13 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.goethe.de/curitiba, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (41) 3262-8244. Para quem deseja agendar um atendimento presencial ou teste de nivelamento, também pode entrar em contato pelo (41) 99685-0779 ou pelo e-mail [email protected].

Seja no formato presencial ou on-line, as aulas do Goethe-Institut Curitiba sempre são focadas na conversação e interação entre alunos e professores desde o primeiro encontro. Mais do que um aprendizado da língua alemã, o conteúdo explora um intercâmbio cultural, abordando história, política, geografia, literatura e outros assuntos da Alemanha e de outros países germanofalantes.

Portfólio ampliado

Nos próximos meses, as aulas presenciais devem ser ampliadas. Porém, a gerente do Goethe-Institut Curitiba antecipa que os cursos Online Live não serão abandonados. “As aulas Online Live foram adotadas em um momento crítico da vida pública no mundo todo. Contudo, o formato não veio para substituir modelos de aula presencial e, sim, para acrescentar opções em nosso portfólio para os nossos alunas e alunos”, afirma.

O Goethe-Institut Curitiba investiu em equipamentos de ponta de áudio para a adaptação ao formato on-line e para aprimorar seus cursos no último ano e também está implementando o formato híbrido, em que o aluno pode optar por assistir a aula de forma presencial ou on-line, com a mesma turma e o mesmo docente.

“Nossos instrutores são treinados constantemente para lidar com todos os formatos de aula e esperamos com isso aumentar nosso alcance e poder oferecer aula de alemão de qualidade e outras atividades também para o interior e cidades e regiões distantes de Curitiba. Agora, já temos alunos em Marechal Cândido Rondon e Florianópolis, para citar dois exemplos, que antes não tinham acesso ao Goethe-Institut. Isso é enriquecedor e inspirador para todos”, salienta Claudia Römmelt, gerente do Goethe-Institut Curitiba.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima