Hop’n Roll comemora dez anos e reabre em novo endereço com mais de 30 chopes

Cervejaria continua na Rua Mateus Leme e se mantém fiel ao conceito original

Tradicional ponto de encontro de produtores e apreciadores da cerveja artesanal, o Hop’n Roll está de cara e endereço novos. Após o imóvel passar por uma grande reforma, a premiada cervejaria – que vai completar dez anos em dezembro – reabriu há algumas semanas na Rua Mateus Leme, em Curitiba, a uma quadra de distância do antigo ponto. A mudança foi motivada por questões contratuais com o proprietário do velho imóvel.

Apesar das mudanças, o bar se mantém fiel ao conceito que fez o sucesso da casa ao longo da última década: uma seleção diária com mais de 30 opções de chopes artesanais – alguns produzidos no local -, além de petiscos e hambúrgueres bem executados. A nova decoração também é parecida com a antiga, assim como a possibilidade, para qualquer um, de produzir pequenos lotes de cerveja no local.

“O nosso sucesso se deve ao fato que não temos rabo preso com nenhuma cervejaria”, resume o proprietário, Michel Gustavo Silva Galvão, caçula dos irmãos e sócios Fábio Henrique, Luis Guilherme e Denis Eduardo. Quando inaugurou em 2011, o Hop’n Roll foi um dos primeiros estabelecimentos a servir chope artesanal, numa época em que os bares costumavam vender cerveja de garrafa ou só serviam chopes vinculados a grandes marcas.

Nova casa se mantém fiel no conceito e na decoração ao antigo endereço. Foto: Divulgação.

Desde então, a casa vem colecionando prêmios e se estabeleceu como reduto de cervejeiros profissionais e amadores. Dos tanques, jorraram os primeiros lotes de cervejas de marcas hoje consolidadas no mercado, como Rebordosa, Fumaçônica e 4 Hops, entre outras.

“Foi nossa primeira experiência numa mini fabrica. Foi quando saímos da produção caseira e fizemos os primeiros lotes de 90 litros”, relembra Guilherme Pinheiro Lima, o Leitão, sócio de Aldo Schimtz na 4 Hops, marca que nasceu em 2014. “Naquela época era difícil ser uma cervejaria cigana porque as fábricas não tinham tanques para alugar. Para nós, o Hop foi uma escola”, completa Leitão. A 4 Hops ainda produz a APA com a mesma receita de então.

O Hop’n Roll foi a chance também para um grupo de amigos apaixonados por cervejas produzir seus primeiros lotes, criar uma marca e entrar no mercado, em 2016. “Sempre fomos curiosos por novas cervejas e, antes de fazer nossa e investir em equipamentos, porque não fazer lá [no Hop]?”, conta Kenny Niedzwiedz, sócio da Fumaçonica ao lado de Mário Kleina, Ricardo Bahry e Matheus Gruber.  

Cardápio tem dez opções de hambúrgueres. Foto Divulgação.

As quatro receitas fixas da marca foram elaboradas naquela época e continuam as mesmas. Os sócios da Fumaçônica e da 4 Hops são gratos a Alberto Basso, na época mestre-cervejeiro do Hop’n Roll e hoje dono da cervejaria Ignorus. “Conhecemos ele lá e foi quem nos ajudou a mergulhar no mundo cervejeiro”, diz Kenny.

Ao longo desses dez anos, o setor amadureceu e o comportamento do público também evoluiu. “Hoje as pessoas têm muito mais conhecimento da cerveja artesanal”, afirma Michel. IPA, APA, Weiss, Red Ale – só para citar alguns estilos – são termos reconhecidos pela maioria da clientela. Mesmo assim, o serviço é didático e a lista de cervejas é apresentada ao cliente por ordem de amargor, do mais leve ao mais alto.

Pamela, cerveja produzida no local e dedicada a Pamela Anderson. Foto: Andrea Torrente/Plural

No happy hour – diariamente das 18h às 19h30 – há uma seleção de uma meia dúzia de chopes na promoção servidos na caneca de 500 ml. Já o restante da carta, está disponível em dois formatos, copos de 300 ml e 600 ml.  Dá para encontrar rótulos das principais cervejarias locais como Bodebrown, Way Beer, Ignorus, Wensky, Morada Cia. Etílica, entre outros.

O cardápio foi reformulado e traz algumas novidades como porções de dadinhos de tapioca com geleia de pimenta (R$ 22), bolinhos de pernil suíno ou de aipim com carne seca – ambos a R$ 23. A porção de calabresa defumada flambada com cebola está no menu desde a inauguração (R$ 28). Completam as opções de comida, hambúrgueres em dez versões – cinco tradicionais e cinco smash, a partir de R$ 20 – e quatro sabores de pizza de fermentação natural (R$ 24).

Dadinhos de tapioca com geleia de pimenta. Foto: Andrea Torrente/Plural.

A reforma da casa ainda está incompleta e deve terminar nos próximos meses com a instalação de um deque e a retomada da produção de cerveja no local, que por enquanto está suspensa. Michel diz que a entrada vai continuar sendo gratuita, como é desde o começo, mesmo que isso gere filas do lado de fora como acontecia antes da pandemia.

“Essa sempre foi a nossa política. Acho incrível as pessoas fazerem fila para vir no nosso bar”, completa.

Serviço

R. Mateus Leme, 1098 – Bom Retiro, Curitiba – (41) 3408 4486. Segunda-feira a sábado das 18h às 00h. Tem entregas via Rappi. Instagram: @hopnroll.

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2 comentários em “Hop’n Roll comemora dez anos e reabre em novo endereço com mais de 30 chopes”

  1. Lugar bacana, mas eu e alguns amigos abandonamos de frequentar por conta da falta de opções, isso há 4-5 anos atrás, fiquei surpreso de ir ver o cardápio online e ainda não ter opção nenhuma.. isso em pleno 2021, pau torando nas questões climáticas e ambientais e os camaradas vivendo no passado. Enfim, opção deles, mas não deixa de jogar contra o conceito de inovação e descolado que querem colar.

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