O sertão brasileiro para crianças em 4 curtas | Jornal Plural
24 jul 2020 - 22h08

O sertão brasileiro para crianças em 4 curtas

Arte e cultura para crianças em tempo de recolhimento com Muralzinho de Ideias

Em termos geográficos, o sertão é uma das subregiões do nordeste brasileiro, caracterizado pelo clima semi-árido e paisagem quase desértica. Porém, há sertão brasileiro também em outros Estados, como o sertão de Minas Gerais, que engloba todo o curso do Rio São Francisco, além de outros pontos no centro e noroeste do Estado. A ampla categorização do que seria afinal o sertão parece dar pistas do seu misticismo, pois até a origem de sua palavra é controversa – alguns dizem que ela deriva do termo angolano “muceltão”, que significa “lugar interior” -, além de suas exatas localizações e definições. Como diria o escritor Guimarães Rosa, o sertão fica mesmo é dentro gente.

Para apresentar toda essa curiosidade tão típica da identidade cultural do Brasil, o projeto Toda Criança Pode Aprender reuniu produções audiovisuais infantis que retratam esta que é muito mais que uma região, é um símbolo do patrimônio brasileiro. São curtas animados que apresentam o sertão para as crianças, mas também os elementos que povoam o imaginário popular a respeito da sua existência, como a música, a literatura de cordel, a vida do povo sertanejo, a secura do solo, a vegetação repleta de mandacarus, a criação de gado, os cantos dos homens e mulheres da roça, os sotaques, as comidas e muito mais.

Para conferir todas as produções, clique aqui.

ONDE: Para conferir todas as produções, clique aqui.

QUANTO: gratuito

Kiara Terra realiza contações de histórias online aos sábados

A escritora e contadora de histórias Kiara Terra irá comandar o projeto Hora do Conto Interativa, uma série de quatro encontros interativos e independentes com atividades, contações de histórias e brincadeiras online para crianças de diversas idades, promovidos pela Biblioteca de São Paulo.

Os encontros acontecem os dias 25 de julho, 01, 08 e 15 de agosto, sempre às 16h, com 45 minutos de duração. Intitulado “Histórias para sonhar no dia de hoje”, Kiara realizará contações que prometem divertir os pequenos e os grandinhos também (programação indicada para maiores de 5 anos). No último dia da série, ela ainda contará com uma convidada super especial, a atriz, palhaça e produtora Priscila Jácomo.

E você poderá fazer parte desta grande aventura de forma gratuita através de um formulário de inscrição. As inscrições podem ser feitas somente para um dia, ou para todos. Basta clicar neste link.

Para conferir a programação completa, clique aqui.

QUANDO: *inscrições abertas

25/07 a 15/08 (sab) 16h

ONDE: As inscrições podem ser feitas somente para um dia, ou para todos. Basta clicar neste link.

Para conferir a programação completa, clique aqui.

QUANTO: gratuito

Os lobos das fábulas no fanzine da Biblioteca Pública

Está no ar mais uma edição do Era Uma Zine, publicação digital da Biblioteca Pública do Paraná voltada para o público infantojuvenil. Concebido no formato de fanzine — ou seja, sem a estrutura formal de livros e periódicos — o material traz propostas de atividades e conteúdos sobre literatura, cultura e artes.

O objetivo do projeto, que já existia impresso, é ofertar as ações da Seção Infantil da BPP de forma remota durante a quarentena com lançamento todas as quartas-feiras.

Programação da semana

O fanzine eletrônico para crianças traz a quarta parte da série dedicada aos contos de fadas. Os lobos das fábulas são o tema da edição, que ainda conta com uma HQ do professor de ensino fundamental, pedagogo e artista Marcio R. Garcia, sugestão de filme e novas dicas para os leitores produzirem seu próprio zine. Baixe aqui.

ONDE: Baixe aqui.

QUANTO: gratuito

Jardim de Casa: pai e filha criam projeto de venda de vasos e plantas on-line

O projeto Jardim de Casa, criação de Lucas Amado e de sua filha Nina Navarro Amado, surge da união de criatividade, cultivo e manuseio de plantas a fim de encontrar uma nova forma econômica para se manter na pandemia de COVID 19 em Curitiba.

Lucas Amado, artista iluminador, está sofrendo os impactos econômicos do setor das artes no Brasil e decidiu, junto de sua filha, criar uma canal online de venda de vasos e plantas, criados especialmente para este projeto

Com a ideia de uma criação de baixo custo, a estética do cimento urbano serve de base para a criação de seus vasos personalizados. Fazendo uma alusão a flor de lótus, o Jardim de Casa busca o contraste do cimento cru, com a planta: a união do cimento da selva de pedra com a natureza do reino vegetal. Os vasos com plantas podem ser adquiridos via WhatsApp, Facebook e Instagram do projeto.

O Jardim de Casa é um lugar de troca, de encontros e de reflexão. Venha fazer parte deste jardim. Plante essa ideia!

Para conferir os trabalhos de Lucas e Nina, no Facebook, clique aqui. Já para acessar o Instagram, o link é este. Caso queira fazer sua encomenda por WhatsApp o número é (41) 99614-2039.

ONDE: Para conferir os trabalhos de Lucas e Nina, no Facebook, clique aqui. Já para acessar o Instagram, o link é este. Caso queira fazer sua encomenda por WhatsApp o número é (41) 99614-2039.

A programação e informações descritas nesses posts podem estar sujeitas a alterações por parte das produções dos eventos sem aviso prévio.

Muralzinho de Ideias é uma produtora de eventos e um portal de conteúdo e dicas de programação cultural e artística para crianças em Curitiba, idealizado pela artista, arte-educadora e mãe, Luciana Varaschin.

Quer saber mais? Então, visite: www.muralzinhodeideias.com.br

Face: /muralzinhodeideias

Insta: /muralzinhodeideias

WhatsApp: (41) 99589-8555

Redação: Guilherme Dias

Curadoria: Luciana Varaschin

Últimas Notícias