Debaixo do Meu Chapéu: um jogo da memória para brincar e cantar - Jornal Plural
29 maio 2021 - 9h41

Debaixo do Meu Chapéu: um jogo da memória para brincar e cantar

Durante a SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR, o projeto VOZES DO BEM-QUERER, disponibiliza gratuitamente um jogo da memória interativo para brincar e cantar, criado especialmente para…

Durante a SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR, o projeto VOZES DO BEM-QUERER, disponibiliza gratuitamente um jogo da memória interativo para brincar e cantar, criado especialmente para as crianças.

Neste momento de pandemia, brincar é essencial para que a infância se desenvolva sadiamente por meio de atividades lúdicas que fortaleçam um campo de acolhimento e proteção.

Intitulado DEBAIXO DO MEU CHAPÉU, o jogo contém 28 cartas, 14 pares iguais. De um lado, a figura de um chapéu; do outro, alguns dizeres. Um participante de cada vez vira uma e depois outra carta, à sua escolha, na tentativa de formar um par com os mesmos dizeres. Se conseguir formar, o jogador retira essas cartas do jogo. E agora vem a surpresa! Cada par de cartas corresponde a uma cantiga popular cantada há centenas de anos. Canções de ninar e embalar, de brincar e rodar, de despertar e trabalhar, de acreditar e ter coragem. As músicas podem ser ouvidas no site do projeto.

ONDE: Confira mais informações aqui.

QUANTO: Gratuito.

5 filmes que falam sobre a importância do brincar

O VIDEOCAMP, plataforma on-line que reúne filmes com potencial de impacto, indica 05 filmes para você refletir sobre o que o brincar pode ensinar. Todas as obras estão disponíveis gratuitamente na plataforma.

São eles: “TERREIROS DO BRINCAR”, “MIRADAS”, “BRINCAR EM CASA”, “TERRITÓRIO DO BRINCAR” E “TARJA BRANCA”.

ONDE: Saiba mais sobre os filmes, neste link.

QUANTO: Gratuito.

25 brincadeiras da tradição oral brasileira para fazer em casa

Como parte da programação da SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2021, promovida pela ALIANÇA PELA INFÂNCIA, o ITAÚ SOCIAL destaca seu conteúdo construído para valorizar os momentos em família por meio de brincadeiras fáceis para se fazer em casa.

O material conta com 25 opções de atividades que fazem parte da tradição oral brasileira adaptadas para a realidade atual. A ideia é que o material sirva de inspiração e as sugestões possam ser melhoradas e ajustadas conforme o contexto de cada lar.

O conteúdo, disponível em forma de curso on-line de duas horas, contém vídeos, áudios e e-book.

Dentre as atividades: leituras, brincadeiras com objetos, brinquedos culturais, parlendas e cantigas, corrida, pega-pega, esconde-esconde, gato mia, estátua e adivinhações.

ONDE: Para ter acesso ao material, clique aqui.

QUANTO: gratuito

Nova temporada de “É tudo Família!” com sessões gratuitas

A CATARSIS ARTE PARA INFÂNCIA E JUVENTUDE realiza uma nova temporada on-line do espetáculo “É TUDO FAMÍLIA!” até o dia 30 de maio. As apresentações acontecem sempre aos sábados, às 16h e aos domingos, às 11h, através da plataforma ZOOM.

Nesta versão, a sala de aula onde se desenrola a trama foi transferida para o contexto virtual – como está acontecendo hoje com a maioria das escolas que estão fazendo aulas on-line com os alunos.

QUANDO: até 30/05 (sab) 16h / (dom) 11h.

ONDE: Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos neste link

QUANTO: Gratuito.


Para ir além

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias