Arte e cultura para crianças com Muralzinho de Ideias | Jornal Plural
21 nov 2020 - 9h00

Arte e cultura para crianças com Muralzinho de Ideias

2.ª Mostra Paraná de Teatro de Bonecos acontece em formato online e gratuito

No próximo domingo (22), estreia a II Mostra Paraná de Teatro de Bonecos Online, com tema “Em casa com bonecos”. As apresentações virtuais acontecem sempre aos domingos, a partir das 10h, até o dia 13 de dezembro. Ao todo são 33 vídeos com espetáculos e oficinas de construção de bonecos.

Entre as peças selecionadas, há espetáculos como lambe-lambe – com personagens em miniatura dentro de uma caixa cênica – e teatro de sombras.

O público poderá conferir clássicos como Chapeuzinho Vermelho e Saci Pererê e criações inéditas. Além disso, também haverá oficinas de produção de bonecos a partir de material reciclável.

QUANDO: 22/11 a 13/12 (dom) – 10h.

ONDE: A programação completa você confere abaixo. Todas as apresentações serão realizadas nas redes sociais dos apoiadores seguintes links:

YouTube APRTB: https://bit.ly/3eNIlHK.

YouTube Teatro Guaíra: https://bit.ly/38xc0nF.

Facebook APRTB: https://bit.ly/3lhEC7T.

Facebook Teatro Guaíra: https://www.facebook.com/TeatroGuaira.

Instagram Instituto Grupo Boticário: https://www.instagram.com/institutogrupoboticario/.

QUANTO: gratuito.

19.ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis começa neste sábado

Começa no próximo sábado (21), a 19.ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. O evento ocorre até 28 de novembro, com sessões de filmes – nacionais e internacionais – oficinas de audiovisual para crianças e professores, encontros com realizadores e ainda o Fórum Cinema e Educação. Toda a programação pode ser acessada pelo site da Mostra gratuitamente.

A abertura do evento terá a aguardada estreia no Brasil de Liyana, documentário animado de Aaron Koop e Amanda Koop. A exibição será às 19h, na Sessão Longa-Metragem da Mostra.

Além disso terá também, no sábado, uma sessão especial com quatro animações de curta-metragem do Irã: Namaki, Morning, I Found Out What To Do e Fantasma Covarde, da diretora premiada Reyhane Kavosh. Os curtas são filmes animados, indicados para crianças a partir de quatro anos.

O músico Hélio Ziskind apresenta, no sábado, repertório de canções ilustradas que contam histórias. Ele é conhecido pelo trabalho como compositor para o Castelo Rá-Tim-Bum, X-Tudo e Cocoricó, entre outros. No show, Hélio cantará acompanhado de seus bonecos músicos. O fim de semana termina com mais uma Sessão Longa-Metragem e a exibição de O Pergaminho Vermelho.

QUANDO: 21 a 28/11.

ONDE: A programação completa e os links para assistir as apresentações, você confere aqui.

QUANTO: gratuito.

Cem Anos de um Hospital de Crianças: lançamento remoto de livro e exposição

No próximo sábado, dia 21 de novembro, às 16h, acontece o lançamento online do livro e exposição Cem Anos de um Hospital de Crianças, pelo canal do YouTube – Um Hospital de Crianças.

A obra foi publicada em dois volumes – um com texto e outro com imagens –, construídos a partir de uma ampla pesquisa histórica e documental sobre o primeiro centenário do maior hospital pediátrico da atualidade no país. O livro textual, dividido em 7 capítulos, foi criado de forma não cronológica, possibilitando uma leitura autônoma de suas partes. O livro de imagens apresenta recortes de jornais, fotos antigas e contemporâneas, revelando a historicidade do Complexo Hospitalar.

Os capítulos são permeados por situações e frases do personagem Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, que inspirou o nome do hospital e aparecem nos dois volumes com ludicidade, recheando o leitor com imagens poéticas relacionadas às histórias do Complexo.

No site, o público pode solicitar um exemplar gratuito do livro, mediante o pagamento do frete. Para dinamizar a distribuição do livro, nos dias 21 e 28 de novembro, das 14h às 18h haverá um drive-thru em um dos estacionamentos do Hospital Pequeno Príncipe, onde os interessados poderão retirar o seu exemplar gratuitamente.

QUANDO: Lançamento do Livro – 21/11 (sab) – 16h.

Drive-thru com distribuição gratuita do livro – 21 e 28/11 (sab) 14h-18h

ONDE: Para assistir a live de lançamento no YouTube, clique aqui. Já para acessar a exposição virtual, o link é este.

Drive-thru com distribuição gratuita do livro – Av. Iguaçu, 1.471. Rebouças. Curitiba-PR.

QUANTO: gratuito.

Up – Altas Aventuras na programação do Coreto Digital no Passeio Público

Neste final de semana, o Coreto Digital do Passeio Público apresenta o filme UP – Altas Aventuras, para crianças de todas as idades. As exibições acontecerão sábado e domingo, às 19h, com entrada gratuita.

A capacidade total é de 100 lugares e a disposição das cadeiras respeitará as regras de distanciamento social. Para assistir as sessões é necessário fazer inscrição no site do Cine Passeio previamente. A inscrição dá direito a levar uma criança (de até 10 anos) em sua companhia. É indispensável a apresentação do RG para acesso ao espaço. E em caso de chuva a sessão será cancelada.

QUANDO: 21 e 22/11 (sex/sab/dom) – 19h – Up – Altas Aventuras (dublado).

ONDE: Passeio Público – Coreto Digital.

Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n.º – Centro – Curitiba.

QUANTO: gratuito.

Para se inscrever no site do Cine Passeio, clique aqui.


A programação e informações descritas nesses posts podem estar sujeitas a alterações por parte das produções dos eventos sem aviso prévio.

Muralzinho de Ideias é uma produtora de eventos e um portal de conteúdo e dicas de programação cultural e artística para crianças em Curitiba, idealizado pela artista, arte-educadora e mãe, Luciana Varaschin.

Quer saber mais? Então, visite: www.muralzinhodeideias.com.br

Face: /muralzinhodeideias

Insta: /muralzinhodeideias

WhatsApp: (41) 99589-8555

Redação: Guilherme Dias

Curadoria: Luciana Varaschin

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Últimas Notícias