Consumo de alimentos orgânicos anima produtores durante a pandemia

A preocupação com a saúde e a origem dos alimentos são alguns dos fatores que contribuíram para esse aumento

A procura por alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos teve um aumento de 30% em 2020, é o que mostra uma pesquisa da Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), entidade setorial dos orgânicos no país. As vendas movimentaram R$ 5,8 bilhões no Brasil e a expectativa é que em 2021 o crescimento seja de 10%.

Os aumentos ocorreram em um contexto de isolamento social, com comércios fechados. Frente a este desafio, alguns comerciantes utilizaram a tecnologia digital para impulsionar as vendas e, assim, superar a crise.

É o que fez o casal Carolina Sereneski e Daniel Machado. Os dois são donos de uma loja localizada no Mercado Municipal de Curitiba. Obtiveram um acréscimo de 40% nas vendas nesse período.

“O projeto da Sirius surgiu em 2014 como uma empresa de sucos orgânicos prensados a frio. Após um ano e meio de investimentos tivemos que mudar o rumo”, conta Carolina.

Após sete meses com as portas fechadas, viram no serviço online a oportunidade de conquistarem novos clientes. O carro-chefe são as cestas de alimentos orgânicos e os pedidos são realizados pelo site e pelo WhatsApp.

Na época o casal já trabalhava com entregas de cestas de alimentos orgânicos. “Empreender não é uma tarefa fácil e é necessário resiliência. É preciso não colocar todos os ovos em uma única cesta”, conta a proprietária. Sob a recorrente atualização dos decretos municipais e estaduais para cumprimento das medidas restritivas, o casal não se viu tão paralisado pois já usava estratégias como delivery e vendas pelo site.

O infográfico abaixo mostra como os clientes fazem o pedido:

Grande parte da produção dos alimentos vem da agricultura familiar, sendo a principal fonte de renda das famílias. Segundo reportagem do jornal Correio Brasiliense, esta modalidade é responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa da população brasileira.

Felipe Nalesso produz orgânicos desde 2020 junto com a família e vê no mercado grande potencial. “Acredito que a pandemia, apesar das tragédias, acaba sendo um tempo de oportunidades e possibilidades”, conta.

Empreendedorismo na faculdade

A agricultura orgânica protege a qualidade da água e respeita o equilíbrio da natureza. Foto: arquivo pessoal Henrique Sofiati.

No início, ele e um amigo criaram um site de vendas dos produtos, os compradores eram a família e os amigos e, ao todo, faziam cinco vendas por semana. Permaneceram no projeto por quatro meses.

O negócio cresceu aos poucos, em dois anos de empresa junto com outros quatro amigos e investindo em marketing digital, começaram a fazer de 15 a 18 entregas por dia. Saltando de 30 para mais de 200 clientes.

Orientação: Alexsandro Teixeira (professor e jornalista).

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