Como encontrar mão de obra?

Algumas vezes existe a sobrecarga por falta de processos bem definidos, outras vezes é porque a divisão de tarefas não está feita corretamente

Uma das grandes queixas do empresário é a mão de obra.

Como contratar pessoas para minha empresa?

Existem muitas empresas especializadas para te ajudar na contratação, mas antes eu preciso entender: você sabe para qual função esse funcionário será contratado?

É importante que a empresa saiba para que precisa contratar, para onde precisa contratar e o que o novo funcionário irá fazer.

Muitas vezes me deparo com situações em que existe a necessidade de mão de obra, mas não se sabe exatamente por que precisa. Parece estranho isso não? Vou explicar.

A empresa está crescendo, as atividades começam a sobrecarregar alguns funcionários e a equipe começa a reclamar. O gestor rapidamente sinaliza que precisa de mais gente, no entanto esquece de parar para entender o que está sobrecarregando sua equipe.

Algumas vezes existe a sobrecarga por falta de processos bem definidos, outras vezes é porque a divisão de tarefas não está feita corretamente.

O que isso tem a ver com a necessidade de contratação?

Quando não existe processo, e quando a divisão de tarefas está equivocada, abre espaço para erros e isso gera retrabalho e sobrecarga de trabalho.

Tenha processos definidos, as informações que nascem no comercial devem chegar corretamente para o financeiro. Uma boa venda deve ter um bom cadastro de clientes. A negociação deve ser corretamente registrada. Informações consistentes garantem que o cliente terá um bom atendimento e se sentirá valorizado dentro da empresa.

Defina corretamente as funções da sua equipe. Lembre-se da importância da segregação de função, isso garante a qualidade do trabalho e a segurança das informações.

Descreva o tipo de funcionário que você procura. Essa pessoa vai compor sua equipe, ela precisa ter competências comportamentais, técnicas e organizacionais que agreguem seu time de funcionários.

Deixe clara a função que o funcionário irá desempenhar. Se por exemplo ele for contratado para o financeiro, ele deverá processar e efetuar a programação dos pagamentos diários nos bancos, realizar conciliação bancária, ou seja, atividades afins à sua função.

Descreva suas atribuições, como realizar cobrança e acompanhar o fluxo de caixa, essas deverão ser as atividades para as quais o funcionário estará sendo contratado, portanto são as atividades que a empresa espera que ele desempenhe.

Perceba que ao pensar nesses itens a contratação ficará mais fácil. Esse levantamento de dados certamente irá permitir que se desenhe a pessoa que se procura.

Itens como línguas, experiencia na função, graduação também podem fazer parte desse descritivo.

Ao ser contratado apresente-o ao time de trabalho, explique como a empresa funciona, lhe forneça material para sua atividade, por exemplo, se for um funcionário para o administrativo já garanta que ele terá computador, com seu login e senha, muitas empresas já providenciam o “kit boas vindas” com canetas, bloquinhos e caderno para anotações.

Explique e repasse para o funcionário a atividade que ele irá desempenhar. Converse sobre seu currículo e explique o motivo da escolha. Faça-o se sentir acolhido.

A escolha de uma pessoa para sua equipe é muito importante. Tenha muito cuidado com o processo seletivo. Esses processos tomam o tempo da empresa e do candidato. Seja assertivo. Conte com empresas especializadas na atividade e a ajude a encontrar a pessoa certa passando informações corretas sobre a oportunidade em aberto.

Ficou com dúvidas?

Deixe seu comentário! Conte suas experiências e divida conosco seus questionamentos!

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

O (des)encontro com Têmis

Têmis gostaria de ir ao encontro de Maria, uma jovem vítima de violência doméstica, mas o Brasil foi o grande responsável pelo desencontro

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima