Você sabe o que é comunicação empresarial?

Independentemente do tamanho da empresa a comunicação é sempre um problema

Independentemente do tamanho da empresa a comunicação é sempre um problema.

Mas como crescer sem comunicação? Como uma empresa consegue passar seus planos de crescimento, suas estratégias de qualidade ou como ela vai enfrentar desafios sem um plano de comunicação?

Muitas são as situações que vivemos em empresas:

Você certamente já deve ter vivido a situação em que alguém da empresa vem conversar com você e começa com a seguinte frase: “você ficou sabendo?” … Isso comumente se chama: “rádio peão” …

Ou quando seu gestor fala com você como se você já soubesse de todos os planos da empresa?

E aí você tem que fazer uma cara de paisagem para demonstrar que está por dentro do assunto?

Tenho certeza que alguma dessas situações já aconteceu contigo.

A comunicação precisa ser incentivada pela empresa, é função dos gestores prezar pela qualidade das informações.

A comunicação deve acontecer para que as decisões estratégicas da empresa aconteçam.
Isso é um fundamento básico do planejamento estratégico!

O planejamento estratégico por si só não funciona se junto do estratégico não tiver o tático e o operacional.

No estratégico é decidido o que deve ser feito, o que se quer, para isso define-se missão, visão, valores, no tático vamos criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas e no operacional é quando todos os níveis da empresa estão envolvidos e para que o que foi planejado seja executado.

E aí eu pergunto: como fazer isso funcionar se as informações não são corretamente passadas?

A comunicação deve ser algo simples, pois é por meio da comunicação que são esclarecidos processos e responsabilidades, cultura e clima, missão, visão e valores, metas e objetivos organizacionais.

Na prática, porém, vemos que a comunicação é esquecida e o pior, muitas vezes não incentivada dentro das empresas.

A comunicação empresarial além de estabelecer uma conversa com os funcionários da empresa também garante um discurso alinhado com seus clientes.

Imagine que a empresa que você trabalha está promovendo uma grande promoção onde o consumidor concorre a prêmios incríveis, aí seus amigos começam a te perguntar sobre a promoção e você nem sabia que essa promoção está acontecendo…

Ou ainda, a empresa onde você trabalha acaba de lançar um produto novo e você só fica sabendo quando seus amigos te perguntam sobre o mesmo produto?

No mínimo chato…

Pois isso também é problema de comunicação…

E quando o departamento comercial decide aumentar as vendas de um determinado canal de vendas e esquece de comunicar essa estratégia para as demais áreas da empresa?

Mais um problema de comunicação…

Quantos exemplos, não?

Mas, como melhorar a comunicação?

Incentive a comunicação, promova reuniões, palestras, workshops sobre o assunto;

Pratique a comunicação assertiva, busque treinamento e desenvolvimento para sua equipe;

Preste atenção nas pessoas, observe o que acontece na empresa;

Entenda o clima organizacional, invista em melhorias das relações interpessoais e no trabalho em equipe;

Aprenda a escutar e falar na hora certa;

Divulgue as novidades da empresa, novos produtos, promoções, campanhas;

Crie ou reative a intranet para informar os colaboradores sobre os assuntos da empresa como conquistas e lançamentos;

Tenha um canal de comunicação para divulgar convites de eventos corporativos e promoções de colegas.

Essas são soluções que motivam e corrigem a comunicação e a integração do time.

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