Eu posso afirmar que empreender é muito bom, empreender é desafiador e é o sonho de muitos.
Muitos empresários entendem que para o seu negócio prosperar eles precisam somente saber comprar e saber vender, quando na verdade um negócio vai muito além disso.
Segundo dados da Agência Brasil, a taxa de mortalidade de um novo negócio é de 29%, segundo a pesquisa Sobrevivência de Empresas (2020), realizada com base em dados da Receita Federal e com levantamento de campo.
É importante entender que cada fase do seu negócio vai exigir práticas diferentes.
Quando você vai estruturar um negócio você deve entender o que você quer abrir. Aqui eu já falei muitas vezes das perguntas importantes a serem utilizadas:
- No que eu sou bom? O que eu sei fazer? O que eu gosto de fazer?
- Isso é bom para a comunidade? Tem cliente para isso?
- O que eu preciso aprender ou estudar para fazer melhor?
- O mercado tem oportunidades para meu negócio?
- Existe concorrência?
Essas perguntas fazem parte da formatação de um plano de negócios, nesse momento o importante é fazer o negócio começar, é tirar a ideia do papel e principalmente é fazer o negócio gerar caixa para pagar o investimento e para sobreviver aos primeiros anos que sabemos que são os mais difíceis.
Nessa primeira etapa é a hora de provar que o negócio vale a pena e sua principal preocupação será comprar bem, vender e entregar.
Porém, ao passar dessa primeira fase a empresa tende a crescer e conforme a empresa vai crescendo começa surgir a necessidade de se profissionalizar. Chega a hora de contratar.
Na segunda etapa, funções básicas como comprar, vender e entregar ganham uma nova função que é a de controlar. Nesse momento relatórios tornam-se cada vez mais importantes e o empresário precisará de ajuda de profissionais com experiência. Além de aprender a selecionar e contratar bons profissionais ele terá que aprender a treiná-los e a liderá-los.
Começa a gestão de pessoas.
Temos então a terceira etapa, que é hora de desenhar os processos e é quando o empresário olha para sua empresa e entende sua Missão, Visão e Valores. O negócio exige que os processos sejam escritos, assim como o organograma funcional, as políticas e os códigos de conduta. Isso é importante para que a empresa cresça organizada e que não perca sua qualidade de serviço e a sua essência.
Somente numa quarta etapa é que percebemos que a empresa precisa estar autogerenciável. É nesse momento que o empresário percebe que tudo o que fez até o momento já faz com o que o negócio consiga andar sem ele. E é nesse momento que ele entende que tem tempo livre para novos negócios, para tirar férias e descansar.
A empresa nasce, cresce e torna-se adulta. Em todos os momentos do negócio o empresário precisa focar em gestão estratégica, gerenciando seus recursos visando alcançar objetivos e metas.
O plano deve visar crescimento.
O crescimento empresarial é o que permite que negócio continue no mercado. Embora os lucros sejam fundamentais para sustentar a empresa, o crescimento envolve muito mais do que isso. Esteja sempre atento ao mercado, veja oportunidades, conheça seus concorrentes, entenda seus pontos fortes, busque por treinamento e aprimoramento sempre.
Sobre o/a autor/a
Karla Küster
Administradora de empresas formada pela FAE Business School, com pós-graduação em Marketing, Gestão de Pessoas e em Finanças. Atuou em instituições financeiras e em empresas nacionais e multinacionais. Desde 2015 é consultora empresarial em sua empresa Credita CGE – Consultoria e Gestão Empresarial.