Como gerir conflitos na sua empresa

O trabalho em equipe é sempre um facilitador para conflitos

Esse é um tema recorrente em muitos dos meus clientes.

Ao ver sua empresa crescer começam novos desafios e um deles é a gestão de conflitos.

O trabalho em equipe é sempre um facilitador para conflitos, assim como contratar um novo funcionário ou promover alguém também pode gerar conflitos.

Ao contratar pessoas além de analisar o Curriculum do candidato também analise as competências do candidato. Agências de RH podem lhe ajudar nessa missão. Essa análise deve ir sempre de encontro com os propósitos da sua empresa e a função em aberto.

Atualmente fala-se muito em gestão humanizada, onde o gestor tem que cuidar do ambiente de trabalho, entender seus funcionários e proporcionar o bem estar de todos.  O primeiro passo para se alcançar essa gestão é fazendo um bom processo de seleção e contratação.

Um ponto muito importante é que na hora de contratar um novo colaborador, seja ele PJ ou CLT, busque pessoas que irão agregar ao time. Por exemplo, se em sua equipe tem pessoas com perfil de liderança preocupe-se em trazer para a equipe pessoas que possam lidar com pressão, assim como se em seu time as pessoas são indecisas talvez seja a hora de buscar uma pessoa com perfil de líder. Isso pode diminuir pontos de conflito.

Independentemente de ter alguém na equipe que se destaca para a função, é importante que não se crie uma sensação de injustiça entre os demais. Conhecendo sua equipe você saberá como falar com todos, fazendo-os entender o momento certo de uma promoção ou o motivo de novas contratações.

Conflitos acontecem e o importante é saber geri-los.

Aqui algumas dicas:

1. dica: sempre que possível promova conversas com seus funcionários;

2. dica: mantenha um canal aberto para seus funcionários informarem conflito ou descontentamento;

3. dica: a pessoa que irá gerir conflitos deve ser totalmente imparcial e não pode ter envolvimento com os envolvidos;

4. dica: investigue o ocorrido. Converse com os envolvidos e levante mais informações sobre os fatos.

5. dica: incentive uma conversa entre os envolvidos, algumas vezes as partes envolvidas podem resolver sem mediação;

6. dica: se necessário atue na mediação. Essa mediação deve promover um diálogo monitorado com o objetivo de esclarecer o ocorrido;

7. dica: o mediador deve chegar a uma solução junto com os envolvidos. O apoio dos envolvidos nesse ponto é importantíssimo, pois eles precisam se comprometer com a resolução;

8. dica: o mediador precisa acompanhar e conferir a evolução do conflito e se o combinado para a resolução está sendo feito.

É de suma importância que o empresário saiba ou tenha alguém para gerir conflitos.

Conflitos mal resolvidos afetam o clima organizacional e pode afetar a produtividade da empresa, além de gerar um desconforto na equipe e até perda de alguns talentos que insatisfeitos com as atitudes da empresa se desmotivam e saem da empresa.

Algumas empresas buscam intermediar de forma saudável o diálogo e a negociação, sempre buscando a harmonia e a integração. É importante ter um processo de gestão de conflitos.

Espero ter ajudado.

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