A transformação social acontece por meio da sua empresa!

Você já deve ter ouvido algum amigo seu falar que não compra da marca x, porque a produção é feita por trabalhadores em condições análogas à escravidão. Ou não compra da marca de cosméticos y, pois essa realiza o teste de seus produtos em animais

Nas últimas semanas, os veículos de comunicação noticiaram sobre uma marca de roupas que impediu a entrada de uma consumidora, em razão de uma política de discriminação racial interna, que orientava seus funcionários sobre a necessidade de monitorar os consumidores que se enquadrassem naquele padrão, o que causou muita revolta e discussões que afetaram a própria marca.

Ao longo dos últimos anos, os noticiários foram tomados por diversas situações que envolvem grandes marcas e problemas relacionados à cultura da empresa, especialmente quanto aos funcionários, meio ambiente, ou os próprios consumidores.

Você já deve ter ouvido algum amigo seu falar que não compra da marca x, porque a produção é feita por trabalhadores em condições análogas à escravidão. Ou não compra da marca de cosméticos y, pois essa realiza o teste de seus produtos em animais.

Esses são exemplos de situações em que a imagem da empresa foi comprometida por falta de responsabilidade social.

Uma pesquisa divulgada pela FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), em 2019, revelou que 87% da população brasileira prefere adquirir produtos ou serviços de empresas sustentáveis, o que revela que os brasileiros estão cada vez mais preocupados com a responsabilidade socioambiental das empresas.

E o que você tem feito na sua empresa?

Atualmente, não basta que a identidade visual, os produtos ou serviços sejam bons. É necessário que a sua empresa também observe seu contexto social e tenha consciência de sua responsabilidade.

As empresas têm função social, e esse conceito do direito está diretamente ligado à solidariedade, em promover a justiça social, redução de desigualdades sociais, dignidade da pessoa humana, e valores ambientais, em conformidade com os princípios constitucionais.

E de forma ampla, a responsabilidade social vai além de suprir a função social da empresa, pois está ligada à utilização de práticas sustentáveis que se relacionem com a proteção ao meio ambiente, equidade salarial, políticas inclusivas e não discriminatórias, além de outras medidas que demonstrem a preocupação da sua empresa com a sociedade.

A tendência é que os consumidores passem a se importar cada vez mais com a responsabilidade social das empresas, e consumam produtos e serviços de marcas que se identifiquem com o que eles acreditam.

Porém, essa responsabilidade é uma postura diária da empresa, pressupõe um compromisso ético, preocupada com o bem-estar social, e com proporcionar benefícios à sociedade.

Enquanto empreendedor, você tem a responsabilidade de observar a sociedade em que está inserido, e pode adotar uma nova postura dentro da sua empresa que permita provocar transformações sociais.

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