5 lições sobre comunicação, estratégia e liderança

A forma como nós e as nossas empresas nos comunicamos impacta diretamente no modo como somos percebidos

Toda pessoa que ocupa um cargo de liderança em uma empresa ou em uma comunidade utiliza a sua comunicação de forma estratégica. Nada é por acaso.

Em 1960 John Kennedy e Richard Nixon disputavam a eleição presidencial nos Estados Unidos. Nas primeiras pesquisas Nixon, um político experiente e conhecido pelo eleitorado americano, aparecia em primeiro lugar. Mas tudo mudou na noite de 26 de setembro de 1960.

Naquele dia, Kennedy e Nixon protagonizaram o primeiro debate exibido pela televisão. Quando Kennedy entrou no estúdio de TV era um jovem praticamente desconhecido e tinha pouco a seu favor se comparado ao vice-presidente norte-americano Richard Nixon. Mas quando saiu do debate, depois de quase 1 hora, John Kennedy era uma estrela. Algumas semanas depois, Kennedy foi eleito o 44.° presidente norte-americano.

A pergunta é: o que aconteceu com Kennedy foi sorte? Não! Foi preparo!

A verdade é que Nixon não deu muita importância ao debate televisivo. Fez campanha até poucas horas antes do início da transmissão, recusou o uso de maquiagem na TV. Parecia abatido, cansado e inseguro. Não sabia para onde deveria olhar ao responder as perguntas.

Já Kennedy havia ensaiado exaustivamente seu discurso e para onde olharia, em que momentos iria sorrir e como deveria se movimentar. Antes do debate preparou com muito cuidado seu visual. A cor do terno foi escolhida para que ele se destacasse no cenário. A maquiagem e o cabelo pareciam impecáveis.

Durante o debate Nixon enfatizou números, estatísticas, falava de uma maneira pouco acessível – parecia técnico, distante e frio. Kennedy falava para ser compreendido e transmitia uma imagem de juventude e modernidade.

Nixon se recuperou nos debates seguintes, e muitos dizem que ele até foi melhor no segundo e terceiro, mas nada apagava a imagem que havia ficado na cabeça das pessoas após o primeiro debate.

Já se passaram 60 anos deste episódio. Mas ele continua muito atual.

A forma como nós e as nossas empresas nos comunicamos impacta diretamente no modo como somos percebidos pelo outro, e como o outro reage em relação a nós: se confiam no que dizemos, se compram nosso produto ou serviço, se querem ou não se relacionar conosco.

Como diz o ditado: “Os sábios aprendem com os erros dos outros, os tolos com os próprios erros e os idiotas não aprendem nunca”. Partindo do princípio que se você chegou até aqui é porque está disposto a aprender com o erro alheio, separei 5 lições a partir dessa breve história envolvendo Nixon e Kennedy.

Primeira lição:

A nossa comunicação precisa ser coerente. Precisamos ter coerência entre aquilo que fazemos, os nossos valores e a forma como nos comunicamos. Então, reflita sobre a imagem que você transmite quando se comunica – será que ela está alinhada aos seus valores e objetivos? Será que ela reflete quem você é?

Segunda lição:

A importância da primeira impressão. Levamos milésimos de segundo para causar uma primeira impressão e se ela for negativa, pesquisas mostram que levamos, em média 6 meses para desfazer essa má impressão.

Terceira lição:

Cuidado com o que você diz. Cada um de nós tem uma determinada forma de ver o mundo. Declarações que podem ser vistas com bons olhos por determinados grupos podem ser consideradas negativas por outros. Tenha consciência sobre o que você fala ou publica nas redes sociais. Avalie as reações das suas publicações.

Quarta lição:

Comunicação não é só o que eu falo é o que você entende. Por melhor que tenha sido a sua intenção se o outro não conseguiu compreender você e perceber essa intenção, sua comunicação falhou – seja em uma palestra, vídeo ou em uma conversa.

Quinta lição:

Preparo e estratégia são fundamentais para que possamos conquistar nossos objetivos. Quando você é convidado para uma apresentação ou vai apresentar a sua empresa para um potencial cliente, você se prepara com antecedência? Como escolhe as informações que irá divulgar? Quais resultados espera obter? Você tem os resultados que procura? Se não, é hora de rever a forma como você se comunica.

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