Feira neste fim de semana e peça de teatro com ingressos à venda

Curitiba de Graça traz as atrações culturais para você não sair de casa

Apesar de todas as casas que abrigam arte, acervos, exposições, filmes e espetáculos estarem de portas fechadas, a cultura em Curitiba ainda pulsa. O que sempre foi difícil – fazer a cultura chegar até o público -, agora é mais. Mas o setor artístico está conseguido e procurando se renovar.

Toda semana novos conteúdos são apresentados em plataformas digitais para quem está em casa. A novidade da vez é uma peça de teatro encenada num espaço teatral e transmitida, ao vivo, pelo YouTube.

Confira detalhes na coluna Curitiba de Graça para o Plural.

Farol

Marco Zenni apresenta o monólogo Farol online a partir de julho. Crédito da foto: divulgação

Reserve estas datas: 4, 11, 18 e 25 de julho. São dias de ir ao teatro. Ou melhor, do teatro ir até você! O ator Marco Zenni, dirigido por George Sada, estreia o espetáculo Farol, peça inédita que será encenada no Teatro Cena Hum, em Curitiba, e transmitida em tempo real pelo YouTube, com link disponibilizado a quem comprar ingresso pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/farol—projeto-teatro-vivo-ao-vivo__874398), ao preço mínimo de R$ 12,50.

Com temporada durante todo o mês de julho, sempre aos sábados, às 21h, a história retrata o dia a dia de um faroleiro (vivido por Zenni), que vive isolado em um farol à espera de um barco que vai lhe tirar dali. Angustiado pela solidão e pelas incertezas em relação ao futuro, ele anseia pela chegada da embarcação ao mesmo tempo em que desenvolve uma rotina de cuidados com o farol, garantindo que quem navegue por ali não se choque com as pedras.

Todo Mundo

Projeto do Centro Cultural Guaíra coloca atores do TCP em ação toda semana. Crédito da foto: divulgação

O Centro Cultural Teatro Guaíra lançou um projeto virtual do Teatro de Comédia do Paraná (TCP), inspirado na peça TodoMundo! Semanalmente, a equipe de atores do TCP disponibilizará vídeos bem humorados sobre Deus, morte, família, amizade, coisas e amor, temas que fazem parte da peça do premiado dramaturgo norte-americano Branden Jacobs-Jenkins.

Amparados por um roteiro temático baseado no texto de Jacobs-Jenkins, os atores buscarão responder: você se sente todo mundo? O que é ser todo mundo? Os vídeos, todos com tradução em libras, serão disponibilizados no YouTube do projeto e no Facebook do Teatro Guaíra. A ação conta com a parceria do governo do Estado do Paraná, Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra e PalcoParaná.

Feira Cute Cute

Feira dedicada a gestantes e bebês terá sua edição online neste final de semana. Crédito da foto: divulgação

Acontece nestes sábado e domingo (13 e 14/06), a Feira Cute Cute, especializada em produtos e serviços para gestantes e crianças. O evento terá cerca de 20 expositores de mobiliário, decoração, enxoval, vestuário bebê e infanto juvenil, acessórios, brinquedos educativos, fraldas ecológicas e artesanato.

Todos os itens serão comercializados a preços e condições especiais. A edição será no Instagram da feira (@feiracutecute). O evento abre no sábado, dia 13, às 9h, e encerra no domingo, dia 14, às 22h. A próxima edição, se o cenário melhorar, será presencial em novembro.

Compositor Leite Quente

Marcelo Amorim. Crédito da foto: reprodução do Facebook

O Curitiba de Graça criou uma série especial, a Gente Leite Quente, com personagens que marcaram época e também com artistas da cidade. Na matéria anterior, foi retratada a figura quase lendária e santa popular Maria Bueno. Nesta semana, o destaque é uma personalidade atual, que faz parte do dia dia da cidade: o publicitário e compositor Marcelo Amorim.

Em homenagem à recente data do dia dos namorados, selecionamos a música: “Teus Sinais”, em parceria com Gilson Barboza, para mostrar aos leitores do Plural.

“Teus Sinais”

Ah, e se você conhece algum/alguma artista da cidade que gostaria que fosse notícia aqui no Curitiba de Graça, manda um e-mail para [email protected].

África, Mãe de Todos Nós!

O MON acaba de disponibilizar virtualmente a exposição África, Mãe de Todos Nós. Crédito da foto: divulgação

O Museu Oscar Niemeyer (MON) acaba de disponibilizar, em formato virtual, a mostra África, Mãe de Todos Nós, que marcou o início de uma parceria entre a instituição e a Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY). A exposição pode ser vista na página do museu no Google Arts & Culture.

O visitante virtual pode apreciar 20 máscaras do acervo do colecionador e empresário Jorge Yunes. A curadoria das exposições é assinada por Renato Araújo da Silva, historiador em Filosofia pela Universidade de São Paulo e coautor, entre outros trabalhos publicados, do livro África em Artes.

Cinema em casa

Cartaz do filme Aquarius, disponível pela programação #EmCasacomSesc

A plataforma Sesc Digital disponibiliza gratuitamente filmes pelo projeto #EmCasacomSesc. Todas as quintas-feiras, uma nova programação é liberada. Para assistir, basta acessar sescsp.org.br/cinemaemcasa 

Até o dia 18, estão disponíveis A Hora do Lobo, do sueco Ingmar Bergman, e o poético Coração de Cachorro, dirigido pela musicista e multiartista Laurie Anderson, que por meio do filme faz uma reflexão sobre a morte de seu companheiro, o cantor e guitarrista Lou Reed.

Completam a programação do #EmCasacomSesc dois filmes nacionais: o aclamado Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, uma produção conjunta com a França, que tem Sonia Braga no papel principal; e o delicado Jonas e o Circo sem Lona, um documentário com ficção, dirigido por Paula Gomes, que aborda a importância de sonhar através do circo.

Também estão disponíveis, toda semana, filmes inéditos na sala virtual Cine Plaza do Cine Passeio, com ingressos entre R$ 19,90 e 24,90 por filme. Por lá, ainda continuam em exibição a animação adulta francesa Os Olhos de Cabul, de Zabou Breitman e Eléa Gobbé-Mévellec, a comédia dramática Amor Invisível, de Monty Whitebloom e Andy Delaney; o impactante drama polonês Corpus Christi, de Jan Komasa, (selecionado para o Oscar de Melhor Filme Internacional em 2020); e a aventura australiana Amigos Para Sempre, de Shawn Seet, com Geoffrey Rush.

Há ainda a programação gratuita, que você pode conferir no www.curitibadegraca.com.br .

A cidade e seus espaços

Crédito da foto: Ale Maya

Diversos pontos turísticos e históricos fazem parte da memória afetivas dos moradores de Curitiba. É impossível lembrar-se da cidade sem pensar na Rua das Flores com o Bondinho, no Passeio Público, do seu Centro Histórico, do famoso transporte coletivo ou o outono que marca a chegada dos dias frios – uma das suas características principais.

Na coluna “Curitiba na Lente”, criada pelo portal, quem traz suas obras sobre a cidade é a fotógrafa e colunista Ale Maya.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima