Cerveja com chocolate: 4 dicas para harmonizar bem

Cerveja com chocolate: uma combinação perfeita. Na imagem, pedaços de chocolate ao lado de uma taça de cerveja preta
Mas você não precisa se tornar um expert para aproveitar uma boa harmonização. Se divertir com cerveja e chocolate é simples e fácil

A Páscoa está aí e todo mundo terá chocolate em casa. Que tal experimentar uma harmonização de cerveja com chocolate? É simples de fazer, fácil e fica tão delicioso que não se sabe onde um termina e começa o outro.

Isso porque cerveja e chocolate têm vários pontos em comum. Assim como a bebida, as amêndoas de cacau são fermentadas logo após colhidas. Outra semelhança é que o cacau também é torrado antes de ir para a produção do chocolate propriamente dito, processo semelhante ao que acontece com alguns maltes escuros.

Eu sei. À primeira vista, muitos podem até estranhar quando falamos nisso. Mas vale experimentar. E para funcionar bem, basta escolher a cerveja certa.

Especialistas usam uma série de diretrizes que norteiam a decisão. Mas você não precisa se tornar um expert para aproveitar. Vou deixar aqui algumas dicas práticas para fazer sua harmonização em casa sem dificuldade.

Cerveja com chocolate dentro da boca

Antes de mais nada, é importante saber como é a mecânica de uma boa harmonização. Para os sabores se misturarem, para que realmente combinem, você deve mastigar quantidades parecidas de comida e bebida ao mesmo tempo.

Portanto, coma um pedaço do chocolate e mastigue até quase o ponto de engolir. Depois, tome um gole da cerveja, e mastigue mais um pouco. É assim que se faz. E, acredite, esse pequeno conselho faz toda a diferença.

Chocolate ao leite com cervejas mais amargas

Para harmonizar chocolate ao leite, que é o mais comum, use cervejas com maior amargor de maltes torrados.

Isso porque esse tipo de chocolate tem alta concentração de gordura e açúcar, que precisam ser equilibrados na combinação. Cervejas mais alcoólicas, com mais gás e amargor de torra, cumprem bem essa função.

Experimente com uma Export Stout, como a Dama Bier Stout, de Piracicaba, em São Paulo.

Chocolate amargo, cerveja mais doce

Para o chocolate meio amargo e amargo, use cervejas com maior dulçor. O princípio aqui é o mesmo: garantir o equilíbrio da combinação.

Então, podemos manter a linha de estilos de maltes torrados, porém mais doces. As Russian Imperial Stouts são ótimas para isso. A Petroleum, da curitibana Dum Cervejaria, por exemplo, leva cacau até na receita, o que ó aumenta ainda mais o sabor final de chocolate.

Chocolate branco com cervejas ácidas

No caso do chocolate branco, é necessário mudar um pouco mais a estratégia. Isso porque ele é feito à base de manteiga de cacau com açúcar e baunilha. Ou seja, não possui os típicos sabores torrados, ficando bastante doce e gorduroso.

Dessa vez é a acidez das cervejas Sours que trará equilíbrio para a combinação. A Bodebrown Regina Sour é uma boa escolha e conta com framboesa na receita. Além do contraste, ela traz o sabor da fruta para a combinação que, ao final, fica semelhante a um creme de framboesa com baunilha.

Qual será sua escolha nessa Páscoa?

Em tempo: confira 4 cervejas que levam chocolate ou cacau na receita!

***

• Me siga no Instagram ou mande e-mail com sua sugestão de tema para a coluna: [email protected].
• Confira mais textos do Cerveja Artesanal Curitiba

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima