4 cervejas “de chocolate” para a Páscoa

Cerveja de chocolate existe, mas é rara
Cerveja com chocolate de fato na receita é algo raro. Muitas delas simulam o sabor com maltes torrados ou adição de cacau

Falta um pouco mais de uma semana para a Páscoa e, se você é tão desligado quanto eu, deve estar pensando agora nos presentes. Mas como cerveja se relaciona com chocolate? Você pode não saber, mas a bebida fica ótima harmonizada com o alimento ou mesmo simulando seus aromas e sabores de várias formas. Então não existem cervejas de chocolate?

Cervejas “de chocolate”

Existe. Mas é legal entender que é raro encontrar cerveja com chocolate de fato na receita. Por ser muito gorduroso, ele compromete a bebida, detonando a espuma, alterando a aparência e até acelerando a oxidação. Tem que ser algo realmente diferente e especial para possibilitar essa combinação. E tenho uma dica mais para frente nesse texto para você experimentar.

É mais fácil simular os sabores de chocolate. As cervejarias podem fazer isso usando maltes torrados, que naturalmente lembram chocolate. Aqui, basta entender que para fazer chocolate, o cacau é torrado assim como os maltes escuros das cervejas. E isso garante a semelhança. Ou podem usar cacau na receita, que trará seu aroma semelhante a chocolate amargo para a bebida.

Tenho quatro indicações curitibanas para você aqui. Assim você poderá escolher alguma para presentear nesta Páscoa.

Maniacs Cioccolato

Maniacs Cioccolato leva chocolate da Cuore di Cacau
Crédito: Maniacs Brewing/Divulgação

A primeira é a Maniacs Cioccolato, novidade fresquinha no mercado. Ela é uma dessas exceções que leva de fato chocolate na receita, além de nibs de cacau. Trata-se de uma Dark Ale produzida com o premiado chocolate Cuore di Cacao Nature 70% da chocolateria curitibana. Ele é feito com apenas com açúcar demerara orgânico e cacau da Fazenda Lajedo do Ouro, localizada no Sul da Bahia.

O fato de ter essa alta concentração de cacau e não ter leite, ou outras gorduras, é justamente o que possibilita essa combinação rara. É uma cerveja escura que chega ao mercado em long necks, tem 6% de álcool e amargor médio-baixo. Possui notas de cacau e do chocolate, que lembra ameixas e algo como um brownie de chocolate, além de toques de caramelo e café da receita da cerveja. Vale a pena conferir a novidade.

Bodebrown Cacau IPA

Bodebrown Cacau IPAA segunda indicação é, talvez, uma das mais famosas cervejas artesanais com cacau do Brasil: a Bodebrown Cacau IPA. Uma cerveja clara, que combina o alto amargor, aromas frutados e cítricos do estilo americano com cacau brasileiro.

A receita foi desenha originalmente em parceria da cervejaria do Hauer com a americana Stone Brewing durante uma visita do fundador Greg Koch em 2013. Já foi diversas vezes premiada em concursos entre 2013 e 2017.

Dum Petroleum

Dum PetroleumPor fim, a também curitibana DUM Petroleum. É uma Russian Imperial Stout, estilo de cerveja escura, de cor preta, encorpada, bastante alcoólica, com 12% de álcool, e muito complexa. Ela leva cacau e aveia na composição, que aumentam ainda mais as camadas de sabor. No aroma, notas de cacau, chocolate-amargo, café, tostado, caramelo, ameixas frescas e frutas secas, com amargor mediano e leve dulçor.

Ignorus Sensa Sour

Ignorus Sensa SourE que tal se distanciar ao máximo das cervejas escuras? A Ignorus Sensa Sour é uma Berliner Weisse – estilo de cerveja à base de trigo que se destaca pela acidez pronunciada – feita com morango e cacau. Ela lembra de fato algo como iogurte com chocolate. Uma delícia!

Confira mais sugestões de cerveja “de chocolate” no BarDoCelso.com.

E você? Tem uma indicação de cerveja para a Páscoa? Dê sua dica nos comentários!

***

• Me siga no Instagram ou mande e-mail com sua sugestão de tema para a coluna: [email protected].
• Confira mais textos do Cerveja Artesanal Curitiba

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima