Vereadores aprovam projeto para criar "playpets" em Curitiba | Jornal Plural
27 mar 2019 - 7h00

Vereadores aprovam projeto para criar “playpets” em Curitiba

Proposta cria “cachorródromos” para que animais andem sem coleira em partes específicas de parques

A Câmara de Curitiba aprovou nesta terça (26) o projeto do vereador Osias Morares (PRB) que cria espaços exclusivos para cães em parques e praças da cidade. A regulamentação dos chamados “playpets” já foi apresentada três vezes nessa legislatura e sofreu várias mudanças ao longo dos últimos dois anos.

Antes chamados de “cachorródromos”, esses espaços cercados serão criados para a livre circulação de animais sem guia, coleira ou focinheira, desde que se respeite a lei do uso de focinheiras para cães de raças violentas. O texto também autoriza o uso de investimentos privados e sugere que as empresas que invistam no playpet façam uso de espaços publicitários.

De acordo com o autor do projeto, os espaços reservados para animais já existem no Ibirapuera em São Paulo e funcionam muito bem. Segundo ele, essa iniciativa deve dar maior liberdade aos cães, para que tenham mais opções de lazer. Vários vereadores declararam apoio aos playpets. Apenas Fabiane Rosa (PSDC) fez ponderações e deu sugestões para melhorar o projeto.

Para a parlamentar, ligada à defesa animal, o espaço para animais deve ser “de inclusão, e não de exclusão”, alertando para que todo espaço público possa ser usado. Fabiane sugeriu a criação de um sistema de monitoramento, para evitar que os animais sejam abandonados nos playpets. Também defendeu que os locais sejam usados para oficinas educativas.

 

Últimas Notícias