Curitiba tem quatro pré-candidatos LGBTI+ às eleições municipais | Jornal Plural
11 fev 2020 - 12h14

Curitiba tem quatro pré-candidatos LGBTI+ às eleições municipais

Instituições iniciam levantamento e campanha de incentivo à pré-candidatura de pessoas LGBTI+. No país, são 119 adesões

Preocupadas com a representatividade LGBTI+ nas câmaras municipais e prefeituras do país, a Aliança Nacional LGBTI+, em conjunto com instituições parceiras, inicia campanha para que pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Intersexuais e demais identidades não hegemônicas se pré candidatem às eleições de 2020.

Segundo a organização, o Poder Legislativo brasileiro tem sido ineficiente em assegurar direitos à comunidade. A busca por representatividade nos espaços de poder é uma forma de instalar o debate e a voz das minorias em um momento de forte resistência conservadora.

Em Curitiba, quatro homens assumidamente gays são pré-candidatos a vereador: Alan Johan e Lucas Siqueira pelo PSB, Anderson da Saúde pelo PSD e Guto Mena Barreiro pelo PDT.

Pré-candidatos e pré-candidatas de outras identidades de gênero e orientações sexuais estão presentes na lista de representantes das demais cidades brasileiras. Das 119 pessoas LGBTI+ ou aliadas à causa que aderiram ao programa no país até o momento da publicação da matéria, 49.6% (59) são gays, 17.6% (21) são lésbicas, 12.6% (15) são mulheres trans, 8.4% (10) são bissexuais e, o restante, das demais identidades de gênero e orientações sexuais.

A esquerda tem o maior número de adeptos (54), seguida da centro-esquerda (40) e do centro (11). A extrema esquerda conta com três representantes. O espectro direitista está contemplado com quatro pessoas que se declararam de extrema direita, três de direita e dois de centro-direita.

Pré-candidatos e pré-candidatas assumidamente LGBTI+ ou aliadas que desejarem aderir ao levantamento podem clicar aqui.

Colaborou Rafaela Moura.

Últimas Notícias