“Estou preparado para defender o legado de trabalho e amor por Curitiba”

Ao longo dos últimos sete anos, tendo Rafael Greca como professor, acumulei experiência para gerir Curitiba

Este texto faz parte de uma série de artigos de pré-candidatos à Prefeitura de Curitiba a ser publicados pelo Plural

“A incompetência é tão nociva para uma cidade quanto a corrupção.”
Rafael Greca.

Em 2016, tínhamos a missão: fazer Curitiba voltar a ser uma cidade mais humana, inovadora, criativa, sustentável e bem-cuidada, marcas que sempre fizeram parte da nossa história. Rafael Greca e eu vencemos aquela eleição com o lema “Curitiba levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”.

Quando assumimos, encontramos uma Prefeitura de Curitiba na UTI. Não havia dinheiro para nada, as contas estavam atrasadas, as obras paradas, faltava medicamento nas unidades de saúde e o mato tomava conta das ruas, calçadas, parques e praças. Estava irreconhecível.

Com o conhecimento e a determinação do prefeito Rafael Greca e sempre acompanhados da melhor equipe técnica de servidores municipais do Brasil, arregaçamos as mangas e trabalhamos dia após dia.

Fui secretário de Obras Públicas do prefeito Rafael Greca e, já no primeiro ano, consegui realizar o maior programa de pavimentação da cidade, reformei e recolocamos para funcionar o restaurante popular do viaduto do Capanema e retomei todas as obras que estavam paradas por incompetência das gestões que nos antecederam.

Sim! A Linha Verde é uma delas e será concluída no ano que vem. Vamos entregar a última etapa da obra, que é o trecho do Trevo do Atuba. A maior obra viária da história de Curitiba.

Com gestão, eficiência e correta aplicação dos recursos públicos, recuperamos o orgulho que a gente de Curitiba sente da sua terra. A cidade está saudável, investindo em obras, em educação, em saúde, em inovação e sustentabilidade. Curitiba voltou, e voltou com força!

Hoje, temos superávit financeiro de R$ 1,2 bilhão e aprovamos uma carteira de empréstimos internacionais de R$ 1,5 bilhão que estão permitindo a geração de mais de 66 mil empregos diretos e indiretos.

O prefeito Rafael Greca e eu fizemos o que antes, para muitos, parecia impossível. Construímos um modelo de gestão que precisa continuar e semeamos o legado de amor e trabalho materializado na construção do Bairro Novo da Caximba.

A obra, que já iniciou, é a correção de um erro histórico de gestões anteriores que, por omissão e irresponsabilidade, não viram crescer à beira do Rio Barigui uma cidade sobre palafitas. O melhor é que 1.693 famílias ganharão novas moradias dignas e saneamento. Será a maior revolução ambiental, habitacional e social da história de Curitiba.

São inúmeros os grandes projetos que temos em andamento para os próximos anos. Além do Bairro Novo da Caximba, temos o aumento da capacidade e velocidade da Linha Inter 2, a adequação e melhoria do itinerário do BRT Leste-Oeste e a inserção de ônibus elétricos no sistema de transporte coletivo, ação importante que consolida Curitiba como a cidade mais sustentável da América Latina.

Para tocar tudo isso, é necessária experiência técnica. Não podemos deixar Curitiba cair novamente na mão de aventureiros de ocasião. Nestes sete anos de trabalho, aprendi muito com o prefeito Rafael Greca sobre gestão pública. Sempre falo em meus discursos que foi praticamente um mestrado em Planejamento Urbano de Curitiba pelo nosso Ippuc, tendo Rafael Greca como professor.

Mas, além da parte prática, busquei qualificação profissional. Sou formado em Administração, com pós-graduação em Agronegócios pela Universidade Positivo. Em 2019, concluí especialização em Cidades Inteligentes pela Fundação Getúlio Vargas, em Brasília, com módulo em Nantes, na França. Hoje, tenho muito orgulho de ser também secretário de Estado das Cidades do governador Ratinho Junior.

Eu nasci em Curitiba e escolhi permanecer aqui para trabalhar, casar e criar meus três filhos. Tenho identidade com Curitiba e compartilho do amor que todo curitibano de bem tem pela cidade.
Uma das minhas maiores satisfações pessoais e profissionais é andar pelo novo Passeio Público e saber que ajudei no planejamento das obras de revitalização do espaço, que é mais um símbolo do amor e do trabalho eficiente da nossa gestão. Devolvemos o Passeio Público às famílias curitibanas.

Rosiane, Rogério, Aline, Cecília, Angieli e Luciana! Antes de encerrar, quero agradecer ao Jornal Plural pelo espaço de debate da cidade e reforçar o meu compromisso de sempre defender a liberdade de imprensa e o livre exercício do jornalismo em Curitiba. Eu cresci ao lado de grandes jornalistas nos veículos de comunicação do meu avô Paulo Pimentel.

Meu primeiro emprego foi lá, aos 16 anos, no departamento de serviços gerais dos jornais Tribuna do Paraná e O Estado do Paraná. Nas redações, eu aprendi o valor do diálogo, da democracia e do contraditório para a construção de uma cidade mais humana. Respeito o trabalho de vocês.
Minha pré-candidatura representa mais que a integração entre Prefeitura de Curitiba e Governo do Estado, com o prefeito Rafael Greca e com o governador Ratinho Junior, ela representa a defesa do legado de bons prefeitos que amaram e trabalharam por Curitiba.

Tenho plena consciência que a cidade está em permanente construção. Por isso, defendo a sequência do exitoso trabalho e do planejamento para o futuro. Temos ainda muitos desafios em Curitiba.

Caso eleito, irei, com muito amor, dedicação e com a melhor equipe técnica trabalhar incansavelmente para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos cidadãos de Curitiba. Meu foco será sempre nossa gente, fazendo prevalecer o interesse público acima de tudo e em tudo o que eu fizer!

“Curitiba merece voltar a ser uma capital moderna. Curitiba merece ser diversa”
“Eu, prefeitável? Te digo que sim”
Precisamos devolver Curitiba ao povo
Compromisso com o desenvolvimento de Curitiba
A nossa Grande Curitiba é uma só!

Sobre o/a autor/a

3 comentários em ““Estou preparado para defender o legado de trabalho e amor por Curitiba””

  1. As ruas da cidade estão abandonadas, sem recapeamento, o prefeito só faz ação paliativa que não soluciona o problema crônico, pois os remendos no asfalto não suportam a primeira chuva. Vide a Rua Rafael Vechione no bairro Vists Alegre, é reflexo de uma cidade abandonada

  2. Cassia Amarante de liz

    Os bairros estão esquecidos no quesito pavimentação um verdadeiro descaso .. remendo sobre remendo .. sem acostamento adequado ,iluminação precária.. moradores de rua tomando conta do centro da cidade .. lojas abandonadas ao descaso … onde é que Curitiba tá sendo cuidada somente nos radares mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima