Precisamos devolver Curitiba ao povo

Se um dia eu for prefeito de Curitiba, será com a missão de devolver a cidade ao povo. Todo poder político emana dele e por ele deverá ser exercido

Este texto faz parte de uma série de artigos de pré-candidatos à Prefeitura de Curitiba a ser publicados pelo Plural

Eu nasci e cresci em Curitiba. Amo essa cidade. Aqui crio meu filho Pedro e vivo com minha mulher Carina, aqui moram minha família e meus amigos.

Devo muito à generosidade dos curitibanos. Fui vereador da cidade, tive meu trabalho reconhecido pela nossa gente, sendo o mais votado na última eleição que disputei para a Câmara Municipal e o deputado estadual mais votado da Grande Curitiba em 2022.

Em 2016, como candidato a prefeito, fui ao segundo turno e recebi mais de 405 mil votos.

A melhor forma de demonstrar minha gratidão é trabalhando pela nossa gente.

Sinto muito honra de ter exercido a missão de secretário de Justiça, Família e Trabalho do Paraná. Durante a nossa gestão, colocamos o estado em 1º lugar do país na geração de empregos formais através das Agências do Trabalhador.

Foram mais de 300 mil empregos gerados desde 2019 através das 216 Agências do Trabalhador e 183 Postos Avançados, implantados na nossa gestão.

Emprego com carteira assinada é o melhor de todos os programas sociais.

Acredito que a cidade precisa recuperar a capacidade de ousar, de criar soluções sustentáveis, de gerar oportunidades no mercado de trabalho para a nova geração e de apresentar programas eficientes para os problemas básicos que o cidadão enfrenta no seu dia a dia nas áreas de saúde, educação, trânsito, transporte e segurança pública .

Mais do que capital de inovação, Curitiba merece ser a cidade modelo em solidariedade.

Nos grandes centros urbanos, o trabalho de zeladoria e embelezamento dos próprios públicos é importante, até para atração de turistas, movimentação do comércio e geração de empregos. Porém, as pessoas devem ser colocadas sempre em 1º lugar. A cidade é delas, só existe para elas, em função delas.

O bem estar de todas as gentes deve ser prioridade pra quem quer liderar uma equipe eficiente de gestão construtiva e humana.

Urge que Curitiba retome sua vocação multiétnica e cultural para apostar na criatividade da sua gente e aproveitar a energia de seus cidadãos para ser um modelo de desenvolvimento, respeito, programas sociais verdadeiros e de enfrentamento transparente das questões que envolvem a vulnerabilidade do indivíduo; além dos desafios urbanos e estruturantes que a cidade apresenta.

Nossa cidade tem um enorme potencial. É constituída por imigrantes de vários lugares do mundo que se uniram aos indígenas que aqui já habitavam, aos afrodescendentes, e aos brasileiros vindos de outros estados, além dos paranaenses nascidos no interior, que escolheram esta cidade para viver, para ser sua, para construir sua família .

Todos os fatores conspiram para que se estabeleça uma harmonia e isso tem que ser catalisado por um líder que possa apresentar para a sociedade; de forma honesta e ética, medidas dinâmicas a serem aplicadas por uma equipe competente que tenha como objetivo melhorar a vida das pessoas.

Um administrador público precisa estabelecer metas, cobrar resultados, ser exigente com sua equipe e intolerante contra a praga da corrupção.

Para colocar nossa cidade novamente no caminho da modernidade sustentável e do respeito ao próximo, para inserir Curitiba no mapa das cidades que são centro de excelência no planeta, é necessário devolvê-la ao seu povo.

É o cidadão quem deve nortear o que é prioritário para o prefeito e onde o orçamento público precisa de mais investimentos.

Gestão eficiente é aquela que garante a participação popular direta ou através de seus representantes eleitos, que tem metas e apresenta resultados, que une experiência a vontade de fazer dos mais jovens e que não impõe vontades que não estejam de acordo com os anseios do contribuinte.

Se um dia eu for prefeito de Curitiba, será com a missão de devolver a cidade ao povo. Todo poder político emana dele e por ele deverá ser exercido.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Precisamos devolver Curitiba ao povo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima