Aluna recorre à Justiça para conseguir transferência da Universidade Positivo

Estudantes relatam problemas com mensalidades, carga horária, falta de informações e retorno; até sair da instituição tem sido um desafio

O ano de 2020 não foi fácil para a comunidade acadêmica da Universidade Positivo (UP). Além da pandemia, que afetou o bom funcionamento de todo o setor da Educação, a instituição foi comprada pelo Grupo Cruzeiro do Sul no fim do ano anterior e as mudanças foram drásticas. “Foi o primeiro ano da minha filha no curso de Medicina Veterinária – e a coisa saiu do controle. Professores demitidos, notas erradas, nada de aulas de laboratório, enfim. Inúmeras coisas. A gente tentou algumas vezes reduzir o valor da mensalidade, sem sucesso. Foi quando optamos por uma transferência”, conta a enfermeira Adriana Ortiz.

No dia 15 de dezembro do ano passado, ela protocolou, via portal do aluno, a solicitação do kit de transferência para que a família pudesse fazer a matrícula da jovem em outra instituição. “Já começou errado ali, porque a previsão de entrega ficou para o dia 25 de dezembro, que é feriado. Não recebemos nada. Em janeiro, estive lá pessoalmente. Eles alegaram que tinham mudado o sistema e não constava a solicitação anterior, daí foi feito um e-mail para os coordenadores”, relembra. Mesmo assim, não houve retorno.

“Eu aguardei uma semana, mandei e-mail cobrando e nada de resposta. O pai da minha filha também tentou e não foi respondido. Depois de ficar várias vezes sem resposta, eu comentei com um advogado e ele me falou de entrar com um mandado de segurança. Foi o que deu certo”, diz, referindo-se à decisão do juiz Augusto César Pansini Gonçalves. No dia 8 de fevereiro, ele determinou que a UP tinha três dias úteis para entregar o kit de transferência à aluna. Os documentos chegaram, via e-mail, em cima do prazo: no dia 11 de fevereiro.

“Se não fosse assim, a gente estaria pedindo até hoje. O que chateia mesmo é o descaso, a falta de consideração e a falta de respeito. Veja, é metade de fevereiro e agora é que a gente vai dar entrada na outra universidade. Se tem uma coisa que eu quero é distância da UP”, conclui Ortiz.

A decisão

Quem sugeriu o mandado de segurança foi o advogado Luiz Felipe França, cujo escritório atende 400 alunos da UP, sem contar o Diretório Central do Estudantes (DCE) e os centros acadêmicos. Os clientes pedem na Justiça para que os valores das mensalidades sejam revistos, já que, apesar de fazer vários cortes de professores e carga horária, a instituição negou a redução do pagamento em 2020. Enquanto isso, outras demandas não param de aparecer. Foi o caso da família Ortiz.

“Na decisão, o juiz menciona a inflexibilidade da Lei 9.870, que determina que a universidade não pode se negar, em nenhum momento, a entregar documentos de transferência aos alunos. Vários alunos têm enfrentado esse problema. Com isso, nós esperamos que a interpretação da lei passe a ser clara para a Positivo”, comenta.

Aos demais alunos com a mesma demanda, o profissional recomenda que façam a reclamação no Procon e enviem uma cópia do protocolo para a ouvidoria da Universidade Positivo. “É a solução mais barata, digamos assim, mas também não garante o resultado. Outra solução gratuita é buscar a Defensoria Pública da União e pedir que eles entrem com mandado de segurança em favor do aluno. Caso o estudante tenha capacidade financeira, pode contratar um advogado.”

“Campanha para a desistência”

A tradutora Sheila Gomes é aluna de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na UP e também está insatisfeita. Há algumas semanas ela enviou um e-mail para a coordenação do curso levantando uma série de problemas e finalizou escrevendo: “O que aparenta estar acontecendo é uma campanha para forçar a desistência de alunos que agora se tornaram um problema para a Cruzeiro do Sul, já que eram parte de uma instituição com um programa diferente e que a nova instituição não mostra disposição em cumprir em sua integralidade.”

Entre as queixas apontadas estão falta de informação sobre aulas, calendários e ementas; aumento de mensalidades sem qualquer tipo de aviso prévio e falta de clareza sobre os valores; mudança na carga horária de aulas presenciais e on-line, com diminuição em mais de 50% da carga anterior; e contrato de rematrícula com cláusula arbitrária e contrária à lei, como o Plural já noticiou. Gomes afirma que não recebeu uma cópia nova com as alterações prometidas pela UP.

“Falta perspectiva sobre a formação. Contratei um curso que me habilitaria a ser programadora com diversos conhecimentos específicos que foram essenciais na decisão de matrícula, mas agora está sendo ofertada uma formação diferente”, desabafa a aluna, dizendo que mudanças na matriz curricular do curso foram comunicadas pela coordenação somente em fevereiro deste ano. “Não teve nenhum tipo de consulta prévia, eles simplesmente chegaram e disseram: vai ser assim daqui pra frente.”

“Matérias que eram determinantes pra gente, principalmente de programação, foram removidas da grade. No lugar entraram coisas como Língua Portuguesa e Ciências Administrativas e Econômicas. Sem entrar no mérito da importância ou não dessas disciplinas, não era o que a gente tinha como objetivo. Outras disciplinas que entraram já tinham até sido ofertadas e eles estão vendendo como novas”, diz. 

Além disso tudo, a turma de Gomes enfrenta o mesmo problema relatado pela família Ortiz. “Há um descaso com as tentativas de realização da maioria das ações dentro do ambiente virtual da instituição. Solicitações são feitas, mas as datas de atendimento não são respeitadas.”

Resposta

O grupo Cruzeiro do Sul enviou uma nota em resposta às questões levantadas pelos alunos. Leia na íntegra.

“Desde o início de janeiro, a Universidade Positivo teve todo o seu sistema de atendimento ao aluno reformulado, priorizando o atendimento digital, que cobre 98% dos serviços ao estudante. Além disso, para aumentar a capacidade e agilidade no atendimento, o aluno conta com o apoio da Estela, assistente virtual com inteligência artificial da IBM Watson – uma das mais avançadas tecnologias no mercado – em constante evolução, que, por meio de um chat, atende, interage e orienta. Caso a demanda do aluno não possa ser atendida pela Estela, ele é redirecionado para um atendente. Em casos mais complexos, o aluno poderá agendar – também por meio da Estela – o atendimento presencial em uma das unidades, de acordo com os decretos municipais e limitações em número de pessoas. O aluno também conta com a CAA Online (Central de Atendimento ao Aluno), dentro do novo portal da Área do Aluno, onde é possível abrir protocolos sobre diferentes assuntos, como financeiro, tesouraria, crédito educativo, entre outros, e poderá acompanhar o processo e poderá acessar o registro de todas as interações ao longo da sua vida acadêmica. 

As mudanças das Matrizes Curriculares, realizadas com a participação dos coordenadores de curso da UP, observando a legislação vigente, visam praticar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, formando egressos que irão atuar em prol do desenvolvimento econômico e social, com atenção às questões ambientais. Devido à grande velocidade da produção de novos conhecimentos, os currículos dos cursos devem ter flexibilidade e ser reavaliados, regularmente, a fim de oferecer ao aluno da UP uma formação alinhada com o presente, mas que o prepare para o futuro.

A UP está solidária aos seus alunos e segue, junto ao time de atendimento, dedicados a dar vazão a todas as dúvidas, serviços e necessidades dos estudantes. Este é um momento de mudanças em alguns processos, tecnologias e sistemas, que comumente podem gerar alguma resistência e um período de adaptação, assim como inconsistências que, caso ocorram, serão sempre administradas e corrigidas com toda dedicação, compromisso e profissionalismo da nossa equipe. Colocamos nosso time de atendimento e canais de comunicação para atender e resolver o quanto antes às demandas dos alunos.”

Sobre o/a autor/a

15 comentários em “Aluna recorre à Justiça para conseguir transferência da Universidade Positivo”

  1. Vitor Augusto Matias

    Quem fala bem dessa Cruzeiro do sul só pode ter problema, estou no meu último ano de contabilidade entrei na Positivo por causa de um desconto de 90% de inauguração do polo de Balneário Camboriú, foram 3 anos bem felizes com a Positivo, os cronogramas dentro do prazo calendário em Ead compreensível, em 2020, até o ataque hacker na plataforma que coincide com a troca para Cruzeiro do Sul, era boa. Após a Cruzeiro do sul aí só foi problema, em outubro as matérias não abriram, meu boleto veio errado em novembro tive que pagar duas mensalidades no mesmo mês eles alegaram que foi o ataque racker. Agora esse ano 2021 que era pra melhorar, desandou de vez problema com esse negócio de renovação de matrícula que no meu caso nunca tinha sido feito, alteração de contrato com cláusulas ruins para o aluno sem a nossa opinião, boleto com valor alterado, uma confusão uma baderna total, aula até agora nada e teve uma matéria libras, começou eu fiz uma atividade daí de repente as atividades sumiram do site e agora reiniciou e eu vou ter que refazer as atividades que eu já tinha feito, fora que ligo no polo eles querem jogar a culpa no aluno como que se a gente não tivesse entendendo a plataforma blackboard. Está horrível e pra mim ficou pior ainda por causa da bolsa, se abandonar vou ter que terminar em outra instituição pagando mais caro e no momento não tenho condições se ficar não sei qual será o destino nesse último ano, estou pegando os livros e estudando pro CFC por conta, se eu esperar a faculdade vou ficar na pior.

  2. Todas as Universidades particulares sofreram com a crise economica decorrente da pandemia Covid-19 : PUC-P.R. , Evangelica McKenzie, UniCuritiba, Universidade Positivo, UniCesumar, FAE, etc… Apesar disso, todas elas forneceram, em maior ou menor grau, aulas on-line aos seus alunos. O que dizer da nossa UFPR que abandonou seus alunos na pandemia ( sem ter ofertado praticamente nada on-line ) ?

  3. Celio Teixeira Mendonca

    O Grupo Cruzeiro do Sul e um dos mais conceituados do Brasil ( na area da Educacao) . A compra da UP ocorreu num momento muito dificil, devido a pandemia e a crise economica que se seguiu. No momento, a Universidade Positivo esta contratando varios professores com doutorado e dispostos a lecionar 20 a 40 horas por semana, para iniciar o ano letivo de 2021. Os alunos e os pais que apostarem na Universidade Positivo, nao irao se arrepender !

  4. Sou aluno da MBA UP… Cara…. A Cruzeiro do Sul ACABOU com com a UP. Essa nota dele aí é de uma hipocrisia absurda pois nada disso tem funcionado direito. Quase em março e nada da agenda do ano (mas os boletos chegam direitinho).

    Triste demais.

  5. Eu estou tentando contratar um aluno que foi meu estagiário e se formou no final do ano passado. A instituição simplesmente não dá retorno sobre o adiantamento da cerimônia de colação de grau em caráter de emergência, e também não deu uma data para a colação de grau da turma. Faz dois meses que estou aguardando pra contratar o profissional, e a universidade não faz o mínimo para auxiliar, nem mesmo trazer uma informação decente. Além do assistente virtual não responder isso, não há um canal através do qual eu consiga falar com alguém pra resolver isso. Outro caso é a assinatura de um contrato de um estagiário, que a universidade simplesmente não consegue fazer, e sempre dá uma desculpa. O país passando por uma crise sanitária, política e financeira, e as pessoas impossibilitadas de dar sequência às suas carreiras por incompetência da instituição de ensino. É triste e desesperador.

  6. Prezados;
    Acredito que seja interessante todos entrarem com uma ação em conjunto. Pois são milhares de alunos prejudicados, muitos não tem recursos financeiros de arcar com estes custos para um mandado de segurança. Estas instituições precisam ser processadas!!! Tanto a Cruzeiro do Sul quanto a UP.
    Por gentileza, interessados acessem este link para coletarmos nome, e-mail e o problema que cada um está tendo para nos organizarmos melhor.
    Atenciosamente
    Vivian

    1. Belo discurso como resposta, mais é uma farsa…. Eu e meu filho estamos tentando resolver vários problemas gerados pela instituição e nem se quer respondem nossos vários chamados aberto nas ferramentas que alegam que funciona. Curso MBA EAD, a qualidade do curso está uma porcaria, as regras foram alteradas durante o curso, e os descontos foram retirados. Recomendo quem puder não entre nessa fria, procure outra instituição.

  7. A Cruzeiro, na sua resposta, diz estar solidária aos seus alunos. Como pai de estudante da instituição, preciso dizer que se tem algo que a universidade não tem demonstrado é solidariedade para com os alunos. Ainda no ano passado, diante de diversas promoções com descontos de até 70% para novos alunos, tentamos renegociar os valores das mensalidades – visto que os alunos estavam sendo 100% atendidos na modalidade EAD e em função da pandemia a renda de muitos pais foi reduzida. A resposta foi de que a qualidade do ensino e do atendimento continuava a mesma. Mas, parece que não é este o caso.

  8. Sou aluno na Positivo em Análise e desenvolvimento de sistema desde o 2º semestre de 2019.
    Quando ingressei na UP, o motivo foi por terem me presenteado com 30% de desconto até o final no curso.
    Eles me deram esse voucher por terem fechado uma parceria de convênio com a Organnact, porém o voucher que me deram não tinha vínculo com a empresa, tanto que ele poderia se estender para algum familiar fora da empresa ou até um amigo que não fosse da empresa.
    Em outubro de 2020 (já no meio do segundo semestre – 3º período do curso) a faculdade cortou esse meu benefício do voucher e informaram que me avisaram pelo e-mail solicitando a apresentação de documento que comprovasse meu vínculo com a empresa e também eles não conseguem me passar um e-mail que comprove que realmente solicitaram esse vínculo.
    Sendo que o voucher oferecido não era com esse vínculo empresarial e desde Outubro estou solicitando para que ajustassem isso.
    A própria representante da UP que fechou parceira com a Organnact identificou um erro e nos informou por mensagens de WhatsApp que estava errado e iriam resolver. Ainda essa semana a mesma representante afirmou com que a própria retenção confirmou o erro e iria ajustar e adivinham? Até hoje nenhum retorno…

    Necessito finalizar meu curso esse ano, pois minha promoção aqui na empresa depende muito disso. Sentei com meus diretores e desenhamos meu plano de carreira e a Cruzeiro do Sul está me tirando isso.
    Outro ponto que e poderia fazer, seria trocar a faculdade, mas nessa altura de campeonato não seria tão válido pois eu perderia no mínimo 1 semestre e foi o que realmente precisei fazer, me matriculei na Unicesumar no qual me acolheram de braços abertos e foram muito pró ativos em me matricular a tempo de não perder nada, porém minha formação ficou para o final do ano.
    As mensalidades da faculdade estão atrasadas desde out/2020 devido o cancelamento da minha bolsa sem aviso prévio.

  9. Fabrício Rodrigues Gomes

    Acho uma falta de respeito e lendo a nota enviada pela instituição fica pior ainda, queria ver eles estudarem com uma grade curricular ruim desse jeito. E dar a desculpa de que a grade curricular foi reformulado para focar no desenvolvimento sustentável, isso é desculpa para dizer que eles não tem a estrutura que a positivo tinha das matérias e que agora os alunos estão querendo sair da instituição e eles estão enrolando ao máximo para que fiquem.

  10. Roger Machado Da Costa

    Eu tbm sou aluno da positivo ( agora Cruzeiro) ele tentam fazer coma ué eu faça rematrícula, porém o valor está o dobro do que eu pagava, absurdo isso, e também já mandei vários e-mails para eles e sem retorno, vou ter que recorrer a justiça também.

  11. Estou enfrentando o mesmo problema. Iniciei os estudos em outra IE e até agora não consegui as ementas das 15 matérias ja cursadas, as quais solicitei no início de janeiro e fiz o pagamento de todas as taxas, as quais não são nada baratas! Também estou cogitando entrar com ação, porque o descaso e danos são enormes!

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