Conselho Tutelar: Chuva e falta de divulgação na nova eleição

Votação em seis regionais acontece até as 17h

O dia amanheceu chuvoso e cinza na segunda votação da eleição para o Conselho Tutelar de Curitiba. A votação acontece em seis das dez regionais, que tiveram os resultados do dia 6 de outubro anulados: Bairro Novo, Boqueirão, Cajuru, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara. Há pouco movimento, mas várias denúncias de irregularidades nos seis locais de votação.

Como no primeiro pleito, a Prefeitura de Curitiba divulgou pouco a votação. Um único release foi publicado no último dia 6 de novembro, no site da prefeitura. Também houve duas publicações na página da Prefeitura no Facebook, uma na noite de sexta, dia 8, e outra na manhã de sábado, dia 9.

Nenhuma teve impulsionamento, quando o proprietário da página paga para que a publicação apareça para mais pessoas. A prefeitura usa o impulsionamento em 22 anúncios nesta semana, a maior parte para divulgar obras e ações da administração.

A falta de divulgação foi um dos vários problemas da eleição em Curitiba, apesar da Justiça ter acatado um pedido da Defensoria Pública e determinado que a prefeitura e a Fundação de Ação Social garantissem a visibilidade do pleito.

A participação do eleitor na eleição para o Conselho Tutelar é facultativa. Na primeira votação, no dia 6, quase 30 mil pessoas participaram da votação.

Colaboraram os alunos Aline Taveira, Isadora Deip, Marina Prata, Andrey Ribeiro e Mariana Scavassin, do curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica sob a orientação do professor Renan Colombo.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima