Alunos do Paraná enfrentam problemas na volta de intercâmbio no Canadá

Estudantes foram enviados pela Secretaria da Educação para semestre letivo no exterior; famílias relatam confusão

Os problemas enfrentados por alunos da rede estadual de ensino do Paraná na volta de um intercâmbio internacional estão deixando aflitas as famílias que ainda não conseguiram receber seus filhos de volta. Dos 99 alunos que partiram para o Canadá em fevereiro deste ano, pelo menos 17 sofreram adiamentos na data de embarque para o Brasil. Segundo o governo do Paraná, o problema foi pontual e está corrigido, mas famílias ouvidas pelo Plural ainda não estão convencidas dessa versão.

A Secretaria de Estado da Educação selecionou 99 alunos de todo o estado para ir ao Canadá. Os estudantes, escolhidos pelo bom desempenho escolar, passaram um semestre letivo em escolas canadenses e agora retornam ao Brasil. Esta foi a primeira edição do programa Ganhando o Mundo, um dos projetos de que o governador Ratinho Jr (PSD) e seu secretário da Educação, Renato Féder, mais se orgulham na atual gestão.

Na quinta-feira passada (30), um grupo de alunos iniciou o processo de vinda. No entanto, ao chegar aos aeroportos no Canadá descobriram que não tinham como embarcar≥ As famílias, ao saber do problema, ficaram aflitas com a situação, e alguns dizem não ter conseguido falar com os filhos. Todos os estudantes são de ensino médio e têm 15 ou 16 anos de idade.

O governo do Paraná afirma que o problema não se deveu a falhas da Secretaria de Educação e nem da empresa contratada para gerir o programa a You Viagens. A origem dos adiamentos seria o caos aéreo enfrentado pelo Canadá nos últimos dias, em função das férias de verão locais. Segundo a Secretaria de Educação, os alunos que tiveram o voo adiado na quinta embarcaram na sexta. No entanto, uma das famílias relatou que a filha, de 16 anos, deveria inicialmente ter embarcado no dia 30 e acabou tendo a volta adiada para esta terça (5).

Segundo parentes dos estudantes, todo o processo teve imprevistos e problemas, incluindo dificuldades para embarque na ida e atrasos no pagamento das bolsas dos alunos. A Secretaria nega problemas na ida e afirma que os poucos problemas ocorridos com atrasos nas bolsas foram pontuais e resolvidos rapidamente. O governo alega ainda que num processo envolvendo uma centena de alunos, é normal que ocorram pequenos imprevistos.

A Secretaria alega ainda que em nenhum momento os alunos ficaram desassistidos, uma vez que haveria equipes nos aeroportos e em contato direto com os intercambistas. O governo também afirma que a segunda etapa do Ganhando o Mundo, que acontecerá com intercâmbios na Nova Zelândia, está mantida, embora vá ser realizada com gestão de outra empresa.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima