Não quero mais ter chefe, eu vou empreender!!!

A taxa de mortalidade de um novo negócio é de 29%, de acordo com a pesquisa Sobrevivência de Empresas

Aos que sonham com o mundo do empreendedorismo preciso te contar algumas coisas…

Tenho certeza que muitos já pensaram em empreender imaginando que não teria mais chefe… Você vai ter chefe sim! Você vai ter seus clientes como chefes e vai ter seus funcionários como chefes!

E mais um detalhe você vai ter que fazer para acontecer… ou seja se você não fizer, ninguém irá fazer por você. É mais ou menos quando você sai da casa dos seus pais e vai morar sozinho ou com alguém… se você não fizer seu café da manhã, você pode ficar sem café da manhã…

Segundo dados da Agência Brasil, a taxa de mortalidade de um novo negócio é de 29%, de acordo com a pesquisa Sobrevivência de Empresas (2020), realizada com base em dados da Receita Federal e com levantamento de campo.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), menos de 40% das empresas brasileiras conseguem sobreviver após cinco anos de atividades…

Muito disso acontece por falta de organização.

É muito importante que o empresário entenda que a empresa nos primeiros anos vai sim precisar dele.

É o empresário o único responsável pelo sucesso no seu negócio.

Aliás fica aí a dica:

Para que o negócio comece a andar sozinho é importante que se construa uma empresa com transparência, processos bem definidos e metodologia, um bom sistema operacional que forneça relatórios completos, equipes engajadas e importantíssimo, treinamento constante.

Ah! Mas o empresário quer que o negócio ande sem a presença dele, então pessoas certas nos lugares certos, funções bem definidas, tarefas claramente passadas, um time responsável, competente, proativo e autogerenciável é necessário!

Uma empresa precisa ter planejamento.

O planejamento parte de metas e objetivos. Não existe planejamento sem metas e não tem como chegar nas metas sem estabelecer planos de ação.

Todos os itens que comentei acima precisam de um plano de ação.

No plano de ação deve-se organizar essas metas, entender quem vai fazer, como será feito e até quanto deverá ser feito.

A empresa nasce, cresce e torna-se adulta. Em todos os momentos do negócio o empresário precisa focar em gestão do negócio, gerenciando seus recursos visando alcançar objetivos e metas.

A meta deve visar crescimento.

O crescimento empresarial é o que permite que negócio continue no mercado. Embora os lucros sejam fundamentais para sustentar a empresa, o crescimento envolve muito mais do que isso.

Não deixe de estar sempre atento ao mercado, veja as oportunidades, conheça seus concorrentes, entenda seus pontos fortes, busque por treinamento e aprimoramento sempre.

O sucesso de uma empresa depende de trabalho.  

Resolveu empreender, seja firme no seu propósito, encontre algo que goste de fazer e faça acontecer.

Cuide da sua empresa, desde sua abertura até quando ela já estiver adulta. Não desanime.

Conheço empresas que já estão no mercado há mais de 40 anos! O segredo? O empresário está sempre antenado às necessidades do mercado, buscando sempre conhecimento e parcerias, medindo resultados de olho em seus indicadores.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Há saída para a violência?

Há que se ter coragem para assumir, em espaços conservadores como o Poder Judiciário, posturas contramajoritárias como as que propõe a Justiça Restaurativa

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima