Projeto Charão monitora migração da espécie em busca de pinhão

Os pesquisadores Nêmora Pauletti Prestes e Jaime Martinez começaram o projeto há 30 anos

Por conta da Semana dos Psitacídeos que ocorre sempre na terceira semana de abril, o Plural publica uma série de vídeos produzidos pela iniciativa “Papagaios do Brasil”, que atua na conservação das espécies.

O primeiro vídeo fala sobre a migração do papagaio Charão.

Nêmora Paulltti Prestes e Jaime Martinez são biólogos e idealizadores do Projeto Charão. O casal se conheceu ainda na faculdade e a iniciaram o projeto para investigar um “mistério”: onde estavam os papagaios-charão do Rio Grande do Sul?

O projeto existe há 30 anos e está ligado à Associação Amigo do Meio Ambiente (AMA) e à Universidade de Passo Fundo (UPF). A iniciativa também protege o papagaio-de-peito-roxo.

Entre março e julho a população de papagaios-charão “desaparecida” do Rio Grande do Sul e para descobrir o que acontecia, Nêmora e Jaime passaram a monitorar as aves.

Depois de percorrer o Rio Grande do Sul, os pesquisadores chegaram até Santa Catarina, em regiões em que há presença do pinheiro-brasileiro, a araucária. Este era o motivo da migração dos papagaios: a busca pelo pinhão.

Só no Brasil é possível ser encontrados papagaios desta espécie, que é a única migratória. Depois da busca pelo pinhão, as aves deixam Santa Catarina e retornam para o Rio Grande do Sul. Isso ocorre entre agosto e setembro, quando acontece o processo de reprodução.

Para ajudar nisso, os pesquisadores estudaram também como eram os ninhos destas aves. “A fragmentação do ambiente é uma das grandes ameaças para o Charão. A falta de oferta de cavidades naturais nas árvores para os ninhos. E uma das alternativas são as caixas-ninho”, diz Nêmora.

As primeiras caixas foram feitas de madeira, porém a deterioração fazia com que elas durassem apenas cinco anos. Depois disso, o projeto desenvolveu um protótipo, que serve de molde para confecção dos ninhos em polietileno, cuja duração pode chegar a 25 anos.

Neste sentido, até a Páscoa, o projeto Papagaios do Brasil arrecada donativos para confecção de ninhos, que custam, em média R$ 400 cada. Para ajudar basta clicar aqui.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Projeto Charão monitora migração da espécie em busca de pinhão”

  1. Cleci Lucia Dalazen Rizzo

    Que projeto maravilhoso. Parabéns aos idealizadores. Que lindo encontrar ainda os amantes e cuidadores da natureza. Temos um pequeno sítio com um pé enorme de Nogueira. Sabemos que logo estarão maduras quando ouvimos o ruído dos bandos de papagaios verdes que chegam na nogueira para comer. E lindo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima