O vídeo feito por uma câmera de segurança pode ajudar a esclarecer de quem foi a culpa na colisão entre um trem e um biarticulado na madrugada desta quarta-feira (23) em Curitiba. As imagens mostram o exato instante em que a locomotiva atinge o ônibus na passagem de nível da Avenida Paraná.
Os condutores do trem e do ônibus têm versões diferentes sobre o que teria acontecido. A Rumo, empresa responsável pelo transporte de cargas ferroviário, afirma que o maquinista seguiu o protocolo e acionou a buzina antes da passagem de nível. O condutor também teria reduzido a velocidade com os freios de emergência - embora isso não tenha sido suficiente para evitar a colisão.
Já o motorista do ônibus deu declarações dizendo que não ouviu nenhum sinal sonoro do trem. A Polícia Civil informou que vai investigar o que ocorreu, Além do vídeo (que não tem som) será necessário achar outras provas que indiquem se houve o acionamento do sinal sonoro.
Constituição e Lei nº 9.029/1995 proíbem punir funcionário por convicção política; denúncia pode ser feita ao MPT ou ao sindicato, inclusive de forma anônima
Protocolo foi desenvolvido depois de articulação do deputado estadual Goura, após um caso de racismo religioso, no qual 14 viaturas da Polícia Militar interromperam gira de Umbanda