Pular para o conteúdo

Vídeo curtido por vereador evangélico diz que "se macumba funcionasse, preto andava de iate"

Postagem preconceituosa foi curtida por Guilherme Kilter, representante da Igreja Batista na Câmara de Curitiba

Vídeo curtido por vereador evangélico diz que "se macumba funcionasse, preto andava de iate"
Guilherme Kilter. Foto: Tami Taketani/Plural
Publicado em:

O vereador curitibano Guilherme Kilter (Novo) curtiu um vídeo racista e preconceituoso contra as religiões de matriz africana nas redes sociais. O vídeo, publicado num perfil religioso no Instagram, diz que "se macumba funcionasse, preto andava de iate".

O vídeo começa dizendo que hoje se entende que não é bom ofender a religião dos outros. Porém, diz que a música representa "o profeta Elias em seu dia mais fraco". A letra da música passa a desfiar uma série de preconceitos contra etnias (negros), regiões (a Bahia) e contra um continente inteiro (a África).

Segundo a letra, se "macumba" funcionasse, todas as pessoas da África e da Bahia seriam ricas e felizes, assim como os "pretos". "Macumba" é uma palavra ofensiva usada como referência às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé.

Kilter é membro da Primeira Igreja Batista de Curitiba e sobrinho de um dos principais pastores evangélicos do Paraná, Paschoal Piragine, que liderou a igreja por 35 anos. A votação dos evangélicos foi fundamental para que Kilter conseguisse seu mandato.

Newsletter

O que aconteceu em Curitiba e no Paraná hoje, em cinco minutos

De segunda a sexta, no fim do dia, direto no seu e-mail.

Sem spam. Você pode cancelar quando quiser.

Falta um passo

Enviamos um link para o seu e-mail. Clique nele para confirmar o cadastro.

Não conseguimos concluir agora. Tente de novo em instantes.

Rogerio Galindo

Rogerio Galindo

Jornalista, um dos fundadores do Plural.

Todas as reportagens

Mais em Câmara de Curitiba

Ver todos

Mais de Rogerio Galindo

Ver todos