Semana Francesa tem aulas gratuitas, degustação de queijos e vinhos e cinema

Atividades serão realizadas pela Aliança Francesa de segunda a sábado

Para comemorar uma das datas mais importantes do calendário francês, a Queda da Bastilha, a Aliança Francesa de Curitiba realiza nesta semana uma série de atividades especiais. Desta segunda (11) até o sábado (16), serão cinco dias dedicados a fazer com que os curitibanos conheçam a cultura francesa e francófona da melhor maneira, na prática.

A imersão vai desde aulas experimentais de francês, ateliês culturais, degustação de queijos e vinhos, aulas de pratos franceses. A maioria das atividades é gratuita. Quem não está em Curitiba pode participar do evento de maneira remota.

Quem ainda não fala francês também pode concorrer a uma bolsa integral de estudos de francês. Para conhecer a programação completa clique aqui.

Esta segunda (11) será dedicada ao mundo cultural e da língua francesa. Às 19h na plataforma Zoom, você pode participar de uma aula experimental gratuita de francês. E no mesmo horário, tem o Ateliê Cidades Francesas com a Professora Viviane Ribeiro – um passeio virtual até os locais da capital francesa ligados aos eventos da Revolução Francesa em 1789.

Já na terça (12), a partir das 10h iniciaremos as atividades com aula experimental de francês gratuita, na plataforma Zoom.  E para quem tem planos de estudar na França, às 18h, Thais Cardim da Campus France vai apresentar como é um processo seletivo na França, quais são os pré-requisitos, bolsas de estudos e como funciona o sistema universitário francês.

A Cuisine AF recebe o ateliê de fondue às 18h30, uma aula prática de como preparar uma receita clássica francesa: fondue de queijo, que será degustado com vinho.

Quarta (13) será novamente de cultura + idioma + gastronomia! Às 16h, será a vez do Ateliê Cidades Francesas – Val de Loire com a Professora Márcia.

Às 19h tem aula de francês presencial. No mesmo horário a Cuisine ficará reservada para uma degustação de queijos e vinhos. Das 19h às 20h30, os queijos artesanais brasileiros serão os protagonistas da noite.

E durante todo o dia, de hora em hora, a diretora da Aliança em Curitiba, Coline Lefèvre, vai realizar mentorias gratuitas individuais sobre estudos na França, para quem tem dúvidas sobre como estudar na França, documentação necessária para realizar o processo seletivo. 

Na quinta o objetivo será aprender o francês e como utilizá-lo futuramente na sua vida acadêmica. Às 10h tem aula de francês experimental, na sede da Prudente de Moraes.

Na sexta, tem mais gastronomia. O comando da vez será pelo Chef Giovanni Bracale que traz diversas receitas francesas para poder reproduzir com a sua família e com os seus amigos. Os ensinamentos estarão na cuisine com 3 receitas e 3 horários diferentes! Fique atento pois as vagas para os ateliês da cuisine são limitadas. Escolha sua opção:

10h – Ateliê Madeleine:  Um pequeno bolo em forma de concha, feito originalmente com ovos e raspas de limão, que foi eternizado por Proust em seu livro “Em busca do tempo perdido”. Aprenda a verdadeira versão tradicional e suas derivações.

14h30 – Ateliê Clafoutis: Originária da região do Limousin, na França, essa sobremesa é tradicionalmente feita com cerejas, na época do verão europeu, entre junho e agosto. Híbrido entre um bolo e um pudim, o Clafoutis é ideal para um lanche da tarde ou piquenique. 

18h30 – Ateliê Soupe à l’oignon, a famosa Sopa de Cebola de cebola gratinada, uma especialidade tradicional da culinária da França que ficou famosa em Paris, onde virou um clássico de fim de noite. Era servida na madrugada no mercado de Les Halles (que fechou em 1970), o que transformou o lugar em ponto de encontro de artistas, boêmios e intelectuais. 

Na sequência às 19h, tem mais um ateliê! A professora Stephanie, guiará um passeio virtual a Vichy, uma cidade com uma estância termal e que já foi capital da França, entre 1940-1944.

E no sábado (16), será dia de cinema. A Profª Viviane Ribeiro vai te esperar na Cinemateca de Curitiba para o Cineclube da AF. O Filme da vez é “Patients”, dirigido por  Grand Corps Malade e Mehdi Idir, que foi indicado ao Prêmio Cesar.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima