Pular para o conteúdo

Ricardo Barros defendeu no Banco Central empresário condenado por desconto ilegal de aposentados

Sudacred, do empresário paranaense Luciano Fracaro, tem condenação judicial, mas Barros disse não saber disso

Ricardo Barros defendeu no Banco Central empresário condenado por desconto ilegal de aposentados
Ricardo Barros. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Publicado:

O deputado federal paranaense Ricardo Barros (PP) participou de reuniões no Banco Central e com pelos menos três bancos comerciais para defender uma empresa condenada por fraudar aposentados no país. A denúncia foi publicada nesta segunda-feira (29) pelo Uol.

Barros esteve no Banco Central para tentar impedir que a Sudacred fosse impedida de continuar fazendo descontos automáticos no salário de aposentados. O sócio majoritário da Sudacred, Luciano Fracaro, aparece na reportagem do Uol como proprietário de jato particular, iate e carros de luxo, como duas Lamborghini.

Embora o esquema seja semelhante àquele que foi descoberto recentemente no INSS, o caso da Sudacred é mais antigo. Fracaro e a Sudacred já têm condenação judicial. Barros, porém, disse que ao fazer a defesa da empresa em Brasília "não sabia" das condenações judiciais.

Deputado federal há mais de duas décadas, Barros foi ministro da Saúde do governo Michel Temer e líder do governo Jair Bolsonaro (PL) na Câmara. Ouvido pelo Uol, o paranaense disse que defendeu Fracaro e a Sudacred por ser "uma empresa paranaense que buscou o apoio para assegurar sua capacidade de concorrência no setor que atua".

A reportagem do Uol é fechada para assinantes.

Rogerio Galindo

Rogerio Galindo

Jornalista, um dos fundadores do Plural.

Todos os artigos

Mais em Paraná

Ver todos

Mais de Rogerio Galindo

Ver todos

De nossos parceiros