Veja o calendário letivo 2022: aulas na rede municipal de Curitiba começam em 14 de fevereiro

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, levantamento sobre as vagas da rede será disponibilizado no início de 2022

Em 2022, as aulas para as 521 unidades de ensino da rede municipal de Curitiba vão começar no dia 14 de fevereiro. São 140 mil crianças matriculadas nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental em 185 escolas, 230 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 106 Centros de Educação Infantil (CEIs) da capital. As datas do próximo ano escolar foram divulgadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) no dia 22 de novembro (veja aqui).

Conforme o calendário, as aulas irão até o dia 20 de dezembro, com férias do dia 3 de janeiro a 1º de fevereiro e recesso em julho, de 11 a 25/07. O documento prevê ainda 13 feriados: 

  • 01/01 – Confraternização Universal 
  • 01/03 – Carnaval
  • 15/04 – Paixão de Cristo
  • 17/04 – Páscoa
  • 21/04 – Tiradentes
  • 01/05 – Dia do Trabalho
  • 16/06 – Corpus Christi
  • 07/09 – Independência do Brasil
  • 08/09 – N. Sra da Luz dos Pinhais 
  • 12/10 – Nossa Senhora Aparecida
  • 02/11 – Finados
  • 15/11 – Proclamação da República 
  • 25/12 – Natal

Dos 200 dias letivos do ano, 30 serão dedicados aos conselhos de classe, de 23/05 a 03/06 referente ao 1º trimestre, 12/09 a 23/09 ao 2º e 28/11 a 09/12 ao 3º. Além disso, ao longo do ano, as unidades escolares terão que contemplar uma série de atividades, como reuniões administrativas e Semana de Estudos Pedagógicos.

Início e término das atividades escolares:

  • Início com professores: 09/02
  • Início com crianças/estudantes: 14/02
  • Término do 1º semestre com professores: 08/07
  • Término do 1º semestre com crianças/estudantes: 07/07
  • Início do 2º semestre com professores e crianças/estudantes: 26/07
  • Término do 2º semestre com professores e crianças/estudantes: 20/12

Vagas

Para matricular crianças numa escola ou centro de educação infantil municipal, é preciso fazer o cadastramento dos alunos pelo site Cadastramento Escolar (para crianças que vão cursar o Pré ou o 1º ano do Ensino Fundamental) ou pelo Cadastro Online (para crianças de zero a três anos). Para estudantes do 2º ano ou outra série posterior é necessário procurar o núcleo regional da Secretaria Municipal de Educação.

A SME explica que, todos os anos, o cadastramento é suspenso temporariamente em dezembro, retornando no início do ano seguinte. Em 2022, as inscrições serão retomadas em 14 de fevereiro. 

De acordo com a pasta, todas as crianças a partir dos quatro anos cadastradas na rede municipal de ensino serão atendidas, uma vez que serviço é universal para estudantes partindo desta idade.

Há fila para o cadastramento apenas para o público de zero a três anos. A distribuição das vagas já está sendo realizada e vai até fevereiro do ano que vem. Segundo a secretaria, a rede municipal de educação disponibilizará um levantamento sobre a relação dessas faixas etárias com as vagas no início do ano letivo de 2022.

Reportagem sob orientação de Rogerio Galindo

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3 comentários em “Veja o calendário letivo 2022: aulas na rede municipal de Curitiba começam em 14 de fevereiro”

  1. O problema não está no calendário e sim no conteúdo e método de ensino que deveria ser igual ao ofertado em escolas particulares. Ademais a escola não é um depósito de crianças, ter um filho é ter consciência da necessidade de tempo e de responsabilidades constantes que não serão sanadas pelos professores e sim pelos pais. A grande desgraça está no pensamento equivocado de muitos pais omissos e no método e conteúdo de ensino adotado pelo Estado notoriamente inferior, sim, aos adotados pelas escolas particulares. Devemos nos perguntar: Meu filho estuda em escola pública por isso merece ou precisa de menos?

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Penelope, essa é uma suposição falsa. O currículo ensinado nas escolas é igual em todas as redes (municipal, estadual, federal e particular). A rede pública tem professores qualificados e com maior tempo de magistério que a rede privada. Mas como a rede pública atende 70% dos estudantes do país e, desproporcionalmente mais pessoas com necessidades especiais (porque a rede privada nem sempre atende esse público adequadamente), é normal que na média o desempenho da rede seja pior.Rosiane

  2. Adriane Magali Simonetto

    Um absurdo tanto tempo afastados das escolas por conta da “pandemia” e agora perde-se mais tempo ainda retornando somente na metade do mês e fora esses exageros de feriados inúteis, o calendário escolar também tem muitas folgas outro exagero de conselhos de classe e ressesso por isso que o ensino no Brasil é está verdadeira porcaria

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