UTFPR retoma vestibular depois de 13 anos com objetivo de combater evasão

Veja o edital do vestibular e confira os prazos para concorrer às vagas

Depois de 13 anos a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) retoma o vestibular como seletivo para ingresso nos cursos de graduação na instituição com o objetivo de combater a evasão de estudantes. A prova acontece no dia 4 de junho.

Nesta terça-feira (14) foi lançado o edital do vestibular de inverno. De acordo com a UTFPR o ingresso pelo Sisu será mantido, mas o vestibular vai ser a forma de seleção para 70% dos estudantes.

A banca organizadora é a Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Funtef-PR).

Mudança

Desde 2009 as vagas nos cursos mais de 100 cursos de graduação da UTFPR eram oferecidas somente pelo Sisu. No entanto, em 2021, as diretorias de graduação da universidade iniciaram o debate sobre o retorno do vestibular, que foi aprovado no ano passado.

Segundo o reitor da UTFPR, professor Marcos Schiefler, a mudança atende a uma demanda da comunidade e deve diminuir a evasão. “É um vestibular muito bem preparado para estudantes que tenham vocação para nossos cursos”, destacou.

Embora haja movimento nacional para a revogação do novo Ensino Médio, que foi estabelecido após alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e agora tem os chamados “itinerários formativos”, mais tecnicista e voltado para o mercado de trabalho, a UTFPR entende que o vestibular dialoga melhor com a formação dos alunos que saem do terceiro ano.

“Os alunos já conhecem nossos cursos e [o vestibular] ajuda a tomar uma decisão mais vocacionada”, disse o pró-reitor de graduação, Jean-Marc Lafay.

Provas

A prova será composta de 60 questões de Língua Portuguesa, Língua estrangeria (Espanhol ou Inglês), química, física, matemática, literatura brasileira, sociologia, filosofia, história, geografia e a redação.

As provas serão aplicadas nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

Leia também: Português brasileiro foi moldado pelas mazelas do país, diz autor de “Latim em Pó”

Também está prevista reserva de cotas para estudantes negros, indígenas e oriundos de escolas públicas. Pessoas que desejam utilizar nome social devem indicar isso no ato da inscrição. O valor do vestibular é R$ 150.

O prazo de inscrição é de 27 de março e até 9 de maio. A relação de aprovados deve ser divulgada no dia 17 de julho. Veja os detalhes no edital.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima