Português brasileiro foi moldado pelas mazelas do país, diz autor de “Latim em Pó”

Livro de Caetano Galindo teve festa de lançamento com auditório lotado na Livraria da Vila

O lançamento do livro “Latim em Pó”, de Caetano W. Galindo, lotou o auditório da Livraria da Vila, no Shopping Pátio Batel, nesta quinta-feira (9). Editado pela Companhia das Letras, o livro é um “passeio” pela história que levou à formação da língua falada no Brasil, e conta toda a trajetória que começa antes mesmo da Roma Antiga até chegar ao idioma que conhecemos hoje. O livro, que chegou às lojas em janeiro, já está na quarta impressão e tem frequentado as listas de mais vendidos do país.

No evento, que também contou com uma sessão de autógrafos, Caetano disse que, ao longo de 25 anos como professor na Universidade Federal do Paraná, descobriu que contar a história da língua falada no Brasil exige também um estudo das mazelas políticas e sociais do país. Segundo ele, seria impossível entender o português brasileiro, por exemplo, sem pensar no genocídio dos povos indígenas e na imensidão de pessoas escravizadas que trouxeram seus idiomas para cá – e que, também, em grande medida, foram responsáveis por difundir o português, já com certas modificações, pelo vasto território virgem à medida que ele ia sendo ocupado.

Caetano disse que um de seus objetivos com o livro foi mostrar ao falante brasileiro comum que é possível “tomar posse” de nossa língua, sem os medos impostos por uma visão elitista de que o brasileiro “fala errado”, ou que é incapaz de dominar o próprio idioma. Na opinião dele, isso já começa a ocorrer hoje, com uma geração que se vê, finalmente, como politicamente responsável por guiar os destinos do país e também da língua.

Um dos presentes ao lançamento, o professor e ex-reitor da UFPR Carlos Alberto Faraco, reconhecido no país como um dos nomes mais importantes da sociolinguística, elogiou o livro por resumir de maneira breve e compreensível para o leitor comum “quatro décadas de trabalho” de pesquisadores que foram desvendando os processos de formação do português brasileiro, desde os anos 1980.

O lançamento, organizado pelo Plural, teve apoio da Livraria da Vila e da Companhia das Letras. Quem quiser conhecer melhor o livro pode clicar aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima