A Universidade Federal do Paraná (UFPR) terminou a Avaliação Quadrienal (2017-2020) com cinco programas de pós-graduação recebendo a nota máxima concedida pelo MEC e pela Capes. Os programas de mestrado e doutorado que atingiram a nota máxima pela primeira vez são Letras e Educação. Esses dois programas se juntam a outros três que mantiveram o conceito máximo: Química, Bioquímica e de Engenharia de Bioprocessos.
Além disso, mais seis cursos da UFPR aumentaram seu conceito para 6, que já garante reconhecimento internacional para os programas. Entre os programas de pós-graduação que aumentaram seu conceito de 5 para 6 estão: Administração, Ciência Política, Ciências Veterinárias, Engenharia de Alimentos, História e Informática.
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Além disso, seis novos programas também evoluíram seu conceito de 4 para 5, que é o indicador de excelência nacional do Capes: Comunicação, Design, Genética, Medicina Interna, Ciências da Saúde e Psicologia.
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A Avaliação Quadrienal da Capes analisa mais de 7.500 cursos que compõem o Sistema Nacional de Pós-graduação, considerando critérios quantitativos e qualitativos, como a adoção de padrões internacionais de desenvolvimento do conhecimento e adequação dos referenciais de avaliação adotados (critérios, indicadores, parâmetros), ajustando-os ao desenvolvimento do conhecimento da área e dos programas.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPR, Francisco de Assis Mendonça, o resultado positivo da universidade na Avaliação Quadrienal é um trabalho conjunto de estudantes, professores e servidores da Coordenação de Pós-Graduação (CPG). “Quando a gente observa a evolução do processo avaliativo e os resultados da UFPR, identificamos que houve melhoria considerável da qualidade dos cursos que ofertamos”, disse ele.
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O principal objetivo da Avaliação Quadrienal é garantir a qualidade da pós-graduação brasileira, contribuindo para a evolução dos programas através da avaliação dos pontos fortes e fracos de cada um no contexto do conjunto dos programas da área, antecipando desafios e metas para o futuro. Além disso, a Avaliação Quadrienal fornece subsídios para a definição de planos e programas de desenvolvimento e ajuda na realização de investimentos no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
No total dos 78 programas de pós-graduação avaliados na UFPR, 17 melhoraram seu conceito no Capes e 55 mantiveram o mesmo nível da Avaliação Quadrienal anterior, demonstrando que a qualidade de nenhum curso da universidade regrediu ou piorou nos últimos quatro anos.