UFPR melhora desempenho e agora tem cinco programas de pós com nota máxima

Programas de Letras e Educação passam a ter nota 7, a maior concedida pela Capes

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) terminou a Avaliação Quadrienal (2017-2020) com cinco programas de pós-graduação recebendo a nota máxima concedida pelo MEC e pela Capes. Os programas de mestrado e doutorado que atingiram a nota máxima pela primeira vez são Letras e Educação. Esses dois programas se juntam a outros três que mantiveram o conceito máximo: Química, Bioquímica e de Engenharia de Bioprocessos.

Além disso, mais seis cursos da UFPR aumentaram seu conceito para 6, que já garante reconhecimento internacional para os programas. Entre os programas de pós-graduação que aumentaram seu conceito de 5 para 6 estão: Administração, Ciência Política, Ciências Veterinárias, Engenharia de Alimentos, História e Informática. 

Leia Mais: Discussão política em grupo termina com ameaças em universidade de Curitiba

Além disso, seis novos programas também evoluíram seu conceito de 4 para 5, que é o indicador de excelência nacional do Capes: Comunicação, Design, Genética, Medicina Interna, Ciências da Saúde e Psicologia.

Leia Mais: Atos democráticos lembram: as universidades sempre nos salvam

A Avaliação Quadrienal da Capes analisa mais de 7.500 cursos que compõem o Sistema Nacional de Pós-graduação, considerando critérios quantitativos e qualitativos, como a adoção de padrões internacionais de desenvolvimento do conhecimento e adequação dos referenciais de avaliação adotados (critérios, indicadores, parâmetros), ajustando-os ao desenvolvimento do conhecimento da área e dos programas.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPR, Francisco de Assis Mendonça, o resultado positivo da universidade na Avaliação Quadrienal é um trabalho conjunto de estudantes, professores e servidores da Coordenação de Pós-Graduação (CPG). “Quando a gente observa a evolução do processo avaliativo e os resultados da UFPR, identificamos que houve melhoria considerável da qualidade dos cursos que ofertamos”, disse ele.

Leia Mais: Como as cotas raciais nas universidades impactaram as artes no Brasil

O principal objetivo da Avaliação Quadrienal é garantir a qualidade da pós-graduação brasileira, contribuindo para a evolução dos programas através da avaliação dos pontos fortes e fracos de cada um no contexto do conjunto dos programas da área, antecipando desafios e metas para o futuro. Além disso, a Avaliação Quadrienal fornece subsídios para a definição de planos e programas de desenvolvimento e ajuda na realização de investimentos no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

No total dos 78 programas de pós-graduação avaliados na UFPR, 17 melhoraram seu conceito no Capes e 55 mantiveram o mesmo nível da Avaliação Quadrienal anterior, demonstrando que a qualidade de nenhum curso da universidade regrediu ou piorou nos últimos quatro anos.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima