UFPR apresenta vacina contra covid-19 para ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação

O objetivo é garantir parte do orçamento do ministério para financiar a próxima etapa do desenvolvimento da vacina

Com o objetivo de atrair verba para o projeto, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresentou a vacina contra Covid-19, em desenvolvimento na instituição, para o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marcos Pontes.

O reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, e os professores Emanuel Maltempi de Souza e Helton José Alves apresentaram detalhes da vacina para toda a equipe da pasta em reunião na última terça-feira (25). Estavam presentes no encontro os deputados federais do Paraná, Aline Sleutjes, Gustavo Fruet, Luisa Canziani, Luizão Goulart, Ricardo Barros, Toninho Wandscheer, entre outros.

A intenção da bancada paranaense é articular uma emenda impositiva para o financiamento do projeto da vacina da UFPR, destinando orçamento do ministério para o projeto. De acordo com o reitor, houve um encaminhamento positivo para que a emenda seja recebida neste ano e inserida no orçamento de 2022. A UFPR ainda pode receber outras emendas por parte dos deputados.

Vacina da UFPR

Vacina da UFPR está na fase pré-clínica, que deve se estender por seis meses. A próxima etapa – testes clínicos em seres humanos – irá demandar novo aporte de recursos financeiros. O imunizante tem baixo custo, usa insumos e tecnologia nacionais e é multifuncional, ou seja, pode ser recombinado para atender variantes do SARS-CoV-2 ou outras doenças, como a dengue.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima