17 maio 2022 - 12h36

Temperaturas despencam em Curitiba e mínima pode ser de 3 graus nesta semana

Estão previstas geadas em Curitiba nesta semana

A temperatura mínima em Curitiba, nesta terça-feira (17), foi de 4 graus e o frio deve seguir até o fim de semana, conforme previsão meteorológica do Simepar. Além disso, de acordo com o órgão, o vento intenso dará a sensação de temperaturas ainda mais baixas do que as registradas nos termômetros.

Nos próximos dias, no Paraná, os termômetros chegam a 3 graus em muitos pontos do estado, com sensação térmica ainda mais baixa. “No Paraná, a tendência é de termos temperaturas mais baixas entre o Sul, Centro-Sul e o Leste do Estado, com temperaturas abaixo dos 5 graus nos termômetros na divisa com Santa Catarina”, diz o meteorologista do Simepar Lizandro Jacóbsen.

Na quarta-feira (18), o Simepar aponta mínima de 4 graus e máxima de 9 na capital. Para quinta-feira (19), a máxima sobe e chega a 14 graus, e na sexta-feira (20), as temperaturas variam entre 3 e 16 graus. Para o fim de semana, as máximas devem chegar a 17 graus.

Vai nevar?

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não deve nevar no estado. No entanto, pode ocorrer geada nas manhãs de sexta-feira e sábado, como aconteceu em alguns pontos de Curitiba na manhã desta terça-feira.

Na divisa do Paraná com Santa Catarina, o Simepar confirma a possibilidade de chuva congelada, que é formada por granizo pequeno, diferente da neve que cai em forma de flocos. “A chuva congelada quica no para-brisa enquanto a neve gruda nele”, simplifica Jacóbsen.

Pessoas em situação de rua

A prefeitura de Curitiba acolheu 1.194 pessoas em situação de rua na noite desta segunda-feira (16) e madrugada de terça-feira (17), quando foi registrada a menor temperatura do ano, 4.8 graus, com sensação térmica de 0 grau, em função do vento.

Para atender essa população, a Fundação de Ação Social (FAS) manterá ações intensificadas até a próxima sexta-feira (20). O trabalho acontece de forma regionalizada, das 18 horas à 1 hora. Depois deste horário, o trabalho segue o cronograma da Central de Encaminhamento Social, que funciona 24 horas, e atende toda a cidade.

De acordo com o Simepar, a madrugada desta quarta-feira (17) deve ser a mais fria do ano, até o momento. A previsão é que os termômetros cheguem a 1 ou 2 graus, com sensação térmica negativa, em função do vento gelado.

Para proteger a população em situação de rua, qualquer cidadão pode entrar em contato com a FAS por meio do 156.

Com informações da prefeitura de Curitiba e AEN.

O Plural é um jornal independente mantido pela contribuição de nossos assinantes. Ajude a manter nosso jornalismo de qualidade. Assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. E passa a fazer parte da comunidade mais bacana de Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários feitos em textos do Plural são moderados por pessoas, não robôs, e não são publicados imediatamente. Não publicamos comentários grosseiros, agressões, ofensas, acusações sem provas nem aqueles que promovem tratamentos sem comprovação científica.

Últimas Notícias

É de graça


E vai continuar assim. Mas o nosso trabalho só existe porque ele é financiado por você, leitora e leitor, e por parceiros. Ajude o Plural a continuar independente. Apoie e assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

Já é nosso assinante?
Faça seu login com email ou nome de usuário

Não é assinante?  Assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

This will close in 20 seconds