Tatuquara é o único distrito com 100% de candidatas mulheres para o Conselho Tutelar

São 14 candidatas, 4 delas concorrem à reeleição. As eleições acontecem neste domingo e todos acima de 16 anos com título de eleitor podem votar

No distrito de Tatuquara as eleições para o Conselho Tutelar têm forte presença feminina. Todas as 14 candidaturas registradas são de mulheres, com quatro delas buscando a reeleição: Ivone Damazo, Karina da Silva Ribeiro, Kauana Lopes Maia e Sandra Mara Schmitt.

Em todos os distritos há 156 pessoas concorrendo à eleição, sendo 121 mulheres e 35 homens, o que significa que as mulheres compõem a maioria, com 78% das candidaturas.

Serão eleitos cinco membros titulares, entre os candidatos mais votados, e cinco suplentes, selecionados de acordo com a ordem decrescente de votação.

Confira também: Lista completa dos candidatos

As eleições acontecem neste domingo, dia 1 de outubro das 08h às 17h nos 10 distritos de Curitiba. No Tatuquara, será na Escola de Ensino Fundamental Professora Maria Ienkot Zeglin – Rua Presidente João Goulart, 1605 (veja o endereço no mapa)

O papel do Conselho Tutelar

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) atribui aos conselheiros tutelares diversas responsabilidades importantes como: receber e investigar denúncias de violações de direitos, aplicar medidas legais, oferecer orientação e apoio, monitorar a frequência escolar, incluir jovens em programas de proteção e encaminhar para tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico quando necessário.

Em Curitiba esses conselheiros atuam em 10 regionais, recebendo um salário mensal de R$ 5.961,02, segundo a Fundação de Ação Social (FAS). O mandato tem a duração de quatro anos e inicia em 10 de janeiro de 2024 para gestão que vai até 9 de janeiro de 2028.

Saiba mais: O que fazem os conselheiros tutelares de Curitiba?

O voto não é obrigatório, mas as eleições são uma oportunidade para a comunidade escolher representantes comprometidos com a proteção e bem-estar das crianças e adolescentes de Curitiba. Podem votar todos acima de 16 anos com título de eleitor em dia. Para isso basta ir até o local de votação e apresentar o título e um documento com foto.

_____

A cobertura das eleições do Conselho Tutelar é feita pelo Plural, coordenada pela CEO Rosiane Correia de Freitas com apoio de estudantes de jornalismo de Curitiba.

Texto com supervisão das jornalistas Aline Reis e Cecília Zarpelon. 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima