Servidores deixam acampamento em frente à prefeitura de Araucária após reintegração de posse

Funcionários mantêm greve. Sindicato diz que adesão chega a 70%. Município afirma que serviços estão normais

A prefeitura de Araucária teve acatado na Justiça, na terça-feira (8), um pedido de reintegração de posse para os servidores deixarem o gramado, onde estavam acampados, em frente ao prédio do Executivo municipal. A saída aconteceu no fim da tarde da terça. Cerca de 40 funcionários estavam no local.

De acordo com o Sindicato dos Servidores de Araucária (Sifar), a Guarda Municipal (GM) agiu de forma intimidatória. Ao Plural a prefeitura disse as equipes da GM ficaram preparadas para atuar, mas que não houve necessidade de intervenção.

Mesmo proibidos de ficarem acampados em frente à prefeitura, os servidores mantiveram a paralisação. De acordo com o sindicato a adesão à paralisação chega a 70% dos trabalhadores, cujas reivindicações são correção da inflação e no vale alimentação, recomposição salarial de 18% e aumento linear de R$ 500 incorporados aos salários. Uma nova assembleia deve ser realizada nesta quarta-feira (9).

Atendimento

Na terça-feira, alguns serviços nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ficaram fechados em virtude da greve, mas os atendimentos de urgência e emergência não foram alterados. Das 75 unidades de ensino municipais, apenas 4 CMEIs estavam fechados, segundo levantamento da Secretaria da Educação de Araucária. Os serviços das demais secretarias e no paço municipal acontecem normalmente.

Impasse

Embora o Ministério Público do Trabalho tenha intermediado uma reunião entre o sindicato e a prefeitura para a próxima semana, a administração municipal informou que a negociação está prevista apenas para o dia 15 de março. O Sifar aguarda decisão do recurso interposto contra uma liminar que considerou a greve ilegal e pretende manter paralisação.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima