Servidores de Araucária fazem passeata pela cidade em busca de apoio da população

Prefeitura cria canal para receber reclamações sobre paralisação. Sindicato pede que simpatizantes usem o mesmo telefone para cobrar aumento à categoria

Nesta terça-feira (8), no segundo dia de paralisação, os servidores da prefeitura de Araucária fizeram uma passeata pelas ruas da cidade e entregaram panfletos para a população. A ação busca sensibilizar os moradores do município para a causa do funcionalismo. Eles alegam que não têm reajuste salarial há mais de mil dias. Pedem, também, correção da inflação e no vale alimentação, recomposição salarial de 18% e aumento linear de R$ 500 incorporados aos salários.

A prefeitura, por meio das redes sociais, divulgou um número de telefone para que a população comunique falta de atendimento em órgãos públicos provocados pela greve. Em contrapartida, o sindicato também usou a internet para divulgar o mesmo número, mas ao invés de denúncias estimulou apoiadores da paralisação a entrarem em contato e pedirem aumento salarial para os servidores.

Na sexta-feira (4), a prefeitura de Araucária havia conseguido uma liminar na Justiça, que considerou a greve ilegal. O Sindicato dos Servidores de Araucária (Sifar) confirmou ao Plural que entrou com recurso para derrubar a decisão.

Adesão

A estimativa do Sifar é de que 70% dos trabalhadores tenham aderido à greve. O contingente de funcionários em cada, setor, contudo, não foi divulgado. Em nova assembleia realizada na segunda-feira (7) à noite, a categoria decidiu manter a paralisação que teve início na manhã do mesmo dia.

O Ministério Público do Trabalho interveio e mediará uma reunião na próxima semana entre a categoria e a administração pública.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima