Seis mortes em 8 dias: o surto de Covid-19 que abalou um convento curitibano

O provincial Jair Antônio Gorlach, que atendia as freiras, foi o último a falecer, no domingo (5)

Em menos de dez dias, o surto de Covid-19 que se espalhou pela Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, localizada no centro de Curitiba, fez seis vítimas. Após cinco freiras morrerem por complicações da doença, o padre Jair Antônio Gorlach, da Congregação dos Missionários Verbitas, faleceu ontem, aos 47 anos.

Segundo a Arquidiocese de Curitiba, Jair estava à frente dos irmãos verbitas no Paraná. Ele e o padre Ademar Lino de Souza eram os missionários que mais tinham contato com as freiras – e ambos foram infectados. O padre Ademar segue internado.

A reportagem entrou em contato com o convento, mas não obteve resposta. Via Facebook, as irmãs prestaram homenagem ao padre no fim da noite de domingo. “(…) manifestamos nossos sentimentos de tristeza e pesar pela partida do nosso Amigo Padre Jair Antônio Gorlach – SVD que tão prontamente nos atendia”, escreveram.

57% do convento contaminado

Das 51 freiras que moravam na Congregação, 29 testaram positivo para o vírus e cinco não resistiram. A primeira a falecer foi a irmã Helena Glovacki, no dia 28 de setembro. Em seguida, morreram as irmãs Elizabete Tartas, Marieta Bet, Sofia Culaves e Stella Albina Franzoi.

Em entrevista à Folha, na sexta (3), a madre Maria Madalena Ryndack disse que as irmãs falecidas estavam vacinadas, mas eram idosas e tinham problemas de saúde. Outras foram salvas graças ao imunizante. Na ocasião, ela afirmou que duas freiras ainda estavam internadas. De acordo com a Arquidiocese, o risco maior parece ter passado. 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima