Secretaria de Educação do Paraná promete concluir obras paradas até o fim do ano

Fundepar aponta que há cinco obras “em fase de retomada” em Curitiba e RMC

A Secretaria Estadual de Educação (Seed) pretende concluir cinco obras em escolas de Curitiba e Região Metropolitana até o fim deste ano. Além dessas, o Paraná tem 54 obras paralisadas com aporte do Governo Federal.

No caso das obras que devem ser concluídas até o fim do ano, o recurso é oriundo do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), vinculado à Seed, que já estavam listadas no Governo Federal.

Retomadas

Ao Plural, a Seed informou que as obras do Colégio Estadual Ângelo Volpato, em Curitiba, ainda estão em fase de desenvolvimento do projeto para retomada da cobertura da quadra e não mencionou previsão da conclusão. Já a obra do Colégio Estadual Cruzeiro do Sul deve ser entregue em 5 de setembro deste ano.

Em Araucária, a obra no Colégio Estadual Joana Gurski deve ser concluída em 27 de novembro de 2023.

Em Pinhais, uma das obras beneficiadas pelo programa federal é a da Escola Estadual Walde Rossi Galvão, que a Seed não informou quando será concluída. Em São José dos Pinhais a previsão de entrega da obra do Colégio Estadual Chico Mendes é 13 de novembro deste ano.

No Paraná

A conclusão das 54 construções paradas no Paraná somaria 20 unidades de educação infantil, entre creches e pré-escolas, 16 escolas de ensino fundamental e sete de ensino profissionalizante e 11 novas quadras esportivas ou coberturas de quadras.

O levantamento integra o Pacto Nacional pela Retomada de Obras e Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica. A ação é coordenada pelos ministérios de Inovação em Serviços Públicos (MGI) e Educação (MEC) e Controladoria-Geral da União (CGU).

Leia também: Procon começa o “Mutirão Renegocia” para quem está endividado

O pacto funciona por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC. Os valores correspondentes são transferidos após a comprovação da efetiva evolução da obra.

Apenas a parcela inicial, de 15% do valor pactuado, é transferida aos entes no início da execução da obra, mediante inserção pelo ente do contrato assinado, da planilha orçamentária e da ordem de serviço.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima