Sapataria em Curitiba reforma calçados e doa para pessoas carentes

Quinze pares já foram reformados e doados por sapateiro do bairro das Mercês; e você pode participar da campanha

O empresário José Marcos Rodrigues, dono da Pisa e Borda, uma sapataria em Curitiba que fica no bairro das Mercês, está arrecadando calçados de todo tipo com o objetivo de reformá-los para doação. Assim, a iniciativa procura atender pessoas carentes.

Os trabalhos de arrecadação e reforma começaram na última semana, depois que um grupo de pessoas pediu a ajuda de Rodrigues. “Nós temos um grupo que sempre está envolvido com arrecadação de alimentos, roupas e aí surgiu a ideia dos sapatos”, diz o sapateiro. “Me perguntaram se eu faria as reformas e é claro que topei.”

Até o momento, 15 pares de sapato foram recebidos pela Pisa e Borda, reformados e doados. A meta é que esse número chegue a 60 pares por mês.

Sustentabilidade

O grupo de voluntários que deu início à campanha começou depois que alguns membros conheceram uma página no Instagram chamada “Reciclando em Curitiba“. O perfil é administrado pela bióloga Darlene Gonçalves, que divulga e estimula a sustentabilidade.

A voluntária Suelen e o empresário Rodrigues com a primeira leva de doações | Foto: reprodução redes sociais

Comunidades

A jornalista Suelen Valentin, responsável por encaminhar os calçados a quem precisa, diz: “Conhecendo a sapataria Pisa e Borda, entrei em contato com o José Marcos e sugeri reformar sapatos doados que estivessem sem condições de uso, com o objetivo de serem doados para ONGs, pois tenho contato com vários grupos de apoio nessas causas, sendo um deles a Aja Consciente, da Fernanda Albini. Juntas trocamos pedidos de pessoas que atendem às comunidades diversas em Curitiba e região”.

Sustentabilidade

Sapatos avariados não são recicláveis e a ideia de reformá-los, além de ajudar quem precisa, também reduz a quantidade de descartes em aterros sanitários.

Mesmo que o calçado esteja muito danificado (esfarelando, sola descolada ou rasgado) é possível fazer os reparos. “Por enquanto, eu mesmo estou fazendo, mas a ideia é sistematizar e colocar isso na produção dos nossos funcionários também”, diz Rodrigues.

Como doar

Quem quiser ajudar pode doar calçados na Pisa e Borda, que fica na rua Desembargador Isaías Bevilaqua, 244, nas Mercês. O recebimento das doações é das 9h às 18h.

Sobre o/a autor/a

3 comentários em “Sapataria em Curitiba reforma calçados e doa para pessoas carentes”

  1. Roberto Fábio Pires

    Bom dia meu nome é Roberto…venho até você por que jogaram um Monte de ténis e sapatos novos fora…parece-me ser amostras e todos são de marca …Estou tentando passar para alguém…ah muitos são um pé só…vocês poderiam me ajudar ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima