Sanepar reduz rodízio na Grande Curitiba | Jornal Plural
12 mar 2021 - 17h41

Sanepar reduz rodízio na Grande Curitiba

Com nível dos reservatórios em 60%, serão dois dias e meio com água e um dia e meio sem

O atual sistema de rodízio de água em Curitiba e Região Metropolitana – no qual a população fica 36 horas com o fornecimento e 36 horas sem – será reduzido a partir da próxima segunda-feira (15). Este é o primeiro alívio na crise hídrica desde abril de 2020, e se dá graças às chuvas dos últimos dias. Elas elevaram o nível dos reservatórios para 60% e com isso os curitibanos terão 60 horas de fornecimento e ficarão outras 36 horas sem água nas torneiras.

A divisão dos bairros para o rodízio também muda. Agora eles serão apenas quatro grupos, com 900 mil moradores em cada. A manutenção da nova gestão da água, no entanto, vai depender do nível das reservas do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) e da economia da população. Se o volume voltar a cair e chegar em 50%, o rodízio volta a ser 36hx36h.

“Bairros de Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande, Colombo, Curitiba, Pinhais, Piraquara e Quatro Barras que na semana passada foram afetados pelo despejo irregular de resíduos sólidos no sistema Iraí ficam sem rodízio, com abastecimento integral, até quinta-feira (18)”, informa a Sanepar.

Segundo a Companhia de Saneamento do Paraná, “nas regiões com sistemas isolados, como as áreas abastecidas pelos poços do Aquífero Karst e pelo Rio Barigui, em Colombo e Almirante Tamandaré, o rodízio permanece no modelo de 36 horas com água e 36 horas sem água. A alteração do rodízio só ocorrerá na área do SAIC.”

Histórico do Rodízio

17/03/2020 – parcial: Região Sul de Curitiba, Fazenda Rio Grande, parte de São José dos Pinhais. Em abril foram incorporados outros bairros de Curitiba.
18/05/2020 – modelo 4×1: quatro dias com água/um sem água. Ampliado para toda Curitiba e 11 cidades da RMC. Cinco grupos de bairros alternados.
14/08/2020 – modelo 36×36: um dia e meio com água/um dia e meio sem água. Três grupos de bairros alternados.
15/03/2021 – modelo 60×36. Dois dias e meio com água /um dia e meio sem água. Área compreendida permanece a mesma do anterior. Quatro grupos de bairros alternados.

Confira o novo rodízio aqui.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias