Revitalização no entorno do Mercado Municipal é entregue sem ciclovia

Projeto do entorno do Mercado Municipal é entregue sem trecho de ciclovia previsto originalmente

Em 2020, a prefeitura anunciou a revitalização no entorno do Mercado Municipal de Curitiba. No projeto, foram apresentados trechos de ciclovia espalhados pelas cinco ruas que compreendiam a reforma. Em março de 2024, a prefeitura de Curitiba entregou a revitalização aos curitibanos. No entanto, um dos trechos de ciclovia apresentados não foi executado no projeto final.

No projeto apresentado em julho de 2021, com o intuito de priorizar os pedestres e os deslocamentos não motorizados, foram propostas, além da reforma das calçadas, a criação de ciclovias. As intervenções integram o projeto Caminhar Melhor cujo investimento total em diversas obras é de R$ 40 milhões para construção de calçadas e em estrutura cicloviária.

Na trincheira sob a rua Ubaldino do Amaral, o projeto contemplava a criação de uma ciclovia que visava dar mais segurança à travessia dos ciclistas. Este trecho não foi entregue à população em 2024.

Leia também: Cinco feiras para comprar alimentos orgânicos em Curitiba

O arquiteto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Mauro Magnabosco, explica que este trecho não foi executado devido a uma recomendação feita pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). “A Setran nos indicou que a proposta iria ocasionar mais trânsito nos horários de pico e isso poderia causar um risco para os ciclistas e para os motoristas”, disse ao Plural.

Ainda segundo Magnabosco a forma como a ciclovia estava desenhada neste trecho não era clara. “A bicicleta tem uma espontaneidade então tem que ficar claro para o ciclista que caminho ele deve fazer e nesse caso poderia ocorrer dos ciclistas não entenderem o caminho proposto e optarem por outros”, diz.

Apesar do trecho não ter sido realizado neste projeto, o Ippuc diz que estuda alternativas para construção da ciclovia faltante. O instituto aguarda a finalização de um empreendimento próximo ao viaduto para avaliar a definição do novo trecho, mas isso não deve ser feito sob a gestão do prefeito Rafael Greca (PSD), que está acabando.

Sobre o/a autor/a

6 comentários em “Revitalização no entorno do Mercado Municipal é entregue sem ciclovia”

    1. Caro Adilson, o papel de aplaudir o trabalho do prefeito é da assessoria de imprensa e equipe de marketing dele. O nosso é mostrar aquilo que precisa ser corrigido. Não confunda uma coisa com a outra. Não é porque a maioria dos jornais da cidade se comporta como filial da assessoria do prefeito que esse padrão tem que ser replicado por todo mundo. Na realidade, uma imprensa útil é uma imprensa que fiscaliza. Obrigada pela audiência

  1. As matérias do plural são muito boas, com escrita excelente porem faltam imagens, seria legal ter a imagem do projeto inicial, imagem da entrega da obra e sobretudo imagem do projeto inicial indicando o trecho q nao foi entregue e foto desse trecho, creio q isso faciitaria o entendimento. Num futuro era bom pendar em vídeos também.

    1. Oi Lucas, nós temos muita vontade de fazer mais vídeos e fotos originais pro Plural, mas infelizmente isso custa dinheiro e nosso orçamento não dá conta. O Plural vive de contribuição de seus leitores. Um fotojornalista custa em torno de 5,5 mil por mês, isso é quase metade da nossa folha de pagamento hoje. Atualmente o jornal tem duas jornalistas, uma videomaker e uma estagiária trabalhando na produção de conteúdo (sem contar os três sócios). Simplesmente não temos dinheiro para mais. Att,
      Rosiane

  2. Nenhuma lixeira foi instalada em todo entorno do mercado.
    Em um local em que você consome vários produtos, o lixo vai ser jogado no chão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima