Reajuste no valor de medicamentos deve pesar no bolso de curitibanos em abril

De acordo com os Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) os valores dos medicamentos são reajustados em todo Brasil

A partir do dia 1º de abril, os medicamentos em todo Paraná poderão ficar mais caros. Anualmente de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) os valores dos medicamentos são reajustados em todo Brasil. Este ano, os medicamentos do Paraná terão um reajuste duplo com aumento da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Com o reajuste, a partir de abril, os preços dos medicamentos no Paraná sofrerão um aumento de 4,5%. A dipirona, o analgésico mais vendido em 2023, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), que custa atualmente uma média de R$ 12,70 deve passar a custar R$ 13,20 com o reajuste.

Segundo Eduardo Valério, farmacêutico especialista em gestão e finanças e Presidente da Associação Maringaense dos Farmacêuticos, apesar do reajuste o preço não deve escalonar tanto. “Apesar desse reajuste as farmácias não costumam praticar o teto máximo do preço. Além disso, é comum que farmácias deem descontos aos seus clientes o que na prática fará com que os medicamentos não encareçam”, diz.

Leia também: Cerca de 400 famílias aguardam regularização fundiária na Vila Pantanal

Em Curitiba, algumas farmácias estão sinalizando a seus consumidores que os preços vão aumentar em abril. “Tive que ir à farmácia porque fiquei doente a alguns dias atrás e na própria farmácia tinha folhas impressas nas prateleiras alertando sobre o aumento”, diz Gabrielly Ricci Thimoteo, de 26 anos.

Thimoteo costuma ter crises de enxaqueca e regularmente precisa ir à farmácia comprar remédios para minimizar suas crises. “Eu já tenho o hábito de pesquisar em diversas farmácias o valor do meu remédio, porque ele é caro com esse aumento além de me impactar financeiramente vou pesquisar ainda mais”, diz. 

O Governo Federal ainda deve anunciar o aumento até o fim de março. O reajuste passa a valer após a sua oficialização ser publicada pela Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) no Diário Oficial da União.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima