Plenária em Defesa de candidaturas antirracistas acontece em Curitiba

Plenária terá participação de organizações antirracistas e defensoras de direitos humanos, coletivos negros e pré-candidatos negros

Organizações do Movimento Negro organizam uma plenária para criação de um Manifesto em Defesa das Candidaturas Antirracistas nas Eleições de 2024. O evento será em 6 abril (sábado) online.

O objetivo da assembleia é elaborar um documento que incentive os partidos políticos a formarem chapas com candidaturas negras além da cota estipulada pela legislação eleitoral. A meta é também cobrar transparência na distribuição dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas, bem como oferecer a estrutura partidária necessária para a construção das candidaturas.

Para Evelin Moreira, organizadora da plenária, o movimento não se limita a incentivar candidaturas negras, mas visa buscar apoio dentro dos partidos. “O maior objetivo da plenária é fazer com que os partidos políticos se comprometam, não apenas lançando essas candidaturas, mas também oferecendo apoio político e estrutural [aos candidatos] incluindo contadores, advogados e assessores”, diz.

Leia também: Rede Sustentabilidade tem primeiro vereador em Curitiba

Pessoas negras de organizações antirracistas e defensoras de direitos humanos, coletivos negros, representantes negros de partidos políticos, parlamentares negros, militantes do movimento negro e pré-candidatos negros serão convidados a participar da plenária.

O documento final, elaborado durante a plenária, será encaminhado aos agentes políticos para comprometimento com a causa. “Se for necessário, irei pessoalmente aos gabinetes de cada um, usando isso como estratégia para firmar esse compromisso”, diz Moreira. 

As inscrições para participar da plenária devem ser feitas online (aqui).

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima