Ratinho Jr. deve receber comitiva de praças militares em campanha salarial

Categoria pede reposição de 35% nos salários

Uma comitiva formada por praças bombeiros e policiais militares deve ser recebida nesta quarta-feira (9) pelo governador Ratinho Jr.. O tema do encontro é sobre o subsídio da categoria. A reunião será no Palácio Iguaçu e deve contar com representantes do comando-geral da PM e Casa Civil.

Há quase um mês, policiais e bombeiros montaram acampamento no gramado em frente à sede do governo para reivindicar a reposição inflacionária de 35% nos salários e equiparação entre os salários de praças e oficiais.

“O Paraná possui a pior tabela salarial de policiais militares do Brasil, comparando postos e graduação, referência ao distanciamento da base com o topo da pirâmide”, critica o responsável pela Associação Praças Unidos, sargento ‘cabo’ Carlos, por meio das redes sociais.

Depois da pressão feita pelos militares, o governador criou um grupo de trabalho composto por representantes da Casa Civil, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria da Administração e da Previdência, Secretaria da Fazenda, Governadoria, Polícia Militar e associações e esta será a primeira reunião após o início dos trabalhos.

Nos bastidores do palácio circula a informação de que o governo deve apresentar uma proposta de correção que varia entre 27% a 30%, aquém dos 35% pedido pelos manifestantes. Além disso, também existe apreensão da tropa sobre o eventual cancelamento do auxílio-alimentação.

Ao Plural, a Casa Civil disse que ainda não há previsão de apresentação da proposta oficial e que o “grupo de trabalho está analisando a possibilidade de ajustar a questão do subsídio, sem prejuízo ao Estado”.

Militares estão acampados em frente ao Palácio do Iguaçu | Foto: Tami Taketani/Arquivo Plural.

Incômodo

Por meio de uma página no Instagram chamada “A PMPR vai parar”, policiais e bombeiros fazem críticas contundentes ao governador, além de divulgarem protestos e mobilizações nas agendas de Ratinho Jr. pelo estado.

Um desses protestos ocorreu em Cornélio Procópio, no dia 17 de fevereiro. Na ocasião, o governador foi hostilizado por manifestantes e um dia depois trocou o comando do 18.º Batalhão de Polícia Militar (18º BPM), transferindo o major Jeferson Busnello para outra unidade.

A mudança, de acordo com a página, foi uma represália às manifestações dos militares pelo Paraná. Após repercussão do caso, a medida foi tornada sem feito no dia 21 e o oficial foi reconduzido ao comando no dia 22, conforme o boletim-geral 37 da Polícia Militar.

O próximo protesto convocado pela página é para a Expo Umuarama, que ocorre entre os dias 10 e 20 de março, no noroeste do estado. O governador ainda não confirmou a visita ao evento, mas tradicionalmente marca presença na abertura da feira.

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Ratinho Jr. deve receber comitiva de praças militares em campanha salarial”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima