Prefeitura quer derrubar uso de máscaras em Curitiba nas próximas semanas

De acordo com Márcia Huçulak. mudança será em duas etapas: primeiro em ambientes abertos e, dependendo das estatísticas na semana seguinte, liberação total da obrigatoriedade do uso de máscaras

Nesta segunda-feira (14), a secretária da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, disse que nos próximos dias deve cair a obrigatoriedade do uso de máscaras na capital. A prefeitura, segundo ela, pretende enviar ainda esta semana à Câmara de Vereadores um projeto pedindo a liberação das máscaras em ambientes abertos.

A secretária não atendeu à reportagem do Plural para falar sobre o assunto, mas em entrevista à rádio CBN, Huçulak disse que mantém diálogo com o governo do Estado, que encaminhou à Assembleia Legislativa o pedido de flexibilização das medidas preventivas contra a Covid-19.

“Vamos acompanhar a decisão do Estado. Isso deve ser rápido na Assembleia e vamos encaminhar também para a Câmara uma mensagem com o mesmo teor para acompanhar o Estado.”

Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde.

Uma semana após a retirada das máscaras em locais abertos, a Secretaria de Saúde vai analisar a possibilidade de suspender o uso também em ambientes fechados, se o número de contaminados não subir.

Alerta

O relaxamento prematuro de medidas protetivas é visto com cautela pelo observatório Covid-19 da Fiocruz. O pesquisador Raphael Guimarães afirma que apesar da melhora no cenário ainda não é o momento de suspender o uso das máscaras.

Além disso, em uma nota técnica divulgada na última semana, a Fiocruz orienta para que as estratégias de saúde pública que ampliem a cobertura e vacinação também são necessárias – tais como o passaporte de vacinas nos locais de trabalho e ambientes fechados, combinado com o uso de máscaras nos locais em que não há um controle do total de vacinados ou em situações que envolvem grande concentração de pessoas.

Em Curitiba, foram vacinados, até sexta-feira (11), 87,2% da população da cidade. Em relação à população completamente imunizada (com duas doses ou dose única), a cobertura chega a 79,3%. Ao todo, já foram aplicadas 4.108.401 unidades do imunizante, sendo 1.660.792 primeiras doses e 1.507.121 segundas doses; 38.799 doses únicas; 901.689 doses de reforço (3ª e 4ª doses).

Estatísticas

Atualmente Curitiba está em bandeira amarela, ou seja, situação de alerta. Na sexta-feira a capital tinha 3.570 casos ativos de coronavírus.

Desde o início da pandemia mais de 413 mil testaram positivo para a doença e destes pacientes, 8.167 morreram por complicações causadas pela Covid-19.

Com informações da Agência Brasil e rádio CBN.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima